PASSO A PASSO do planejamento financeiro para negócios

O planejamento financeiro é um assunto muito importante para os negócios, então hoje vou falar da sua importância para a gestão financeira.

Porque, como venho falando, negócio qualquer que seja, sem gestão financeira não prospera e acaba quebrando.
E você sabe o que é planejamento financeiro?

Seu negócio ou a empresa em que você trabalha, já fez um planeamento financeiro?

Você sabe como funciona ou qual a necessidade do planejamento financeiro para os negócios?

Então, a partir de agora vou passar todas estas informações sobre o planejamento financeiro.

Você saberá tudo que precisa para iniciar o planejamento financeiro nos negócios. Vou começar falando o que é o planejamento financeiro.

O PASSO A PASSO do planejamento financeiro para empresas

O que é planejamento financeiro

O planejamento financeiro nos negócios é basicamente você olhar para dentro de negócio afim de levantar a situação atual, ou seja, onde e como o negócio se encontra hoje e metas e ações que vão levá-lo para outro estágio.

Assim, já posso dizer, que o ponto inicial do planejamento financeiro é determinar para onde o negócio deve ir e a partir disso traças os caminhos que o levará até lá.

A mudança de estágio que disse, pode ser entendida como por exemplo, a reversão de uma situação de prejuízos para lucros, ou para aumento no valor do lucro, ou ainda aumento da rentabilidade do negócio.

E, não pense você, que planejamento financeiro é somente para empesas grande, porque não é. Todas as empresas precisam realizar o planejamento financeiro em alguma época da sua existência.

Muitos empreendedores fazem na abertura do negócio, outros quando estão com dificuldades financeiras e outros para crescer.

O falto é que o planejamento e especificamente o planejamento financeiro, deve fazer parte do dia a dia dos negócios e, deve ser realizado quantos vezes forem necessários, pois os objetivos dos negócios mudam ao longo do tempo, então mudanças no planejamento ou mesmo, novos planejamentos financeiros são necessários para o negócio.

E como cada negócio é único, possuindo suas próprias peculiaridades, o planejamento financeiro, também é diferente de negócio para negócio, pois ele vai centrar-se na necessidade daquele momento e, assim, pode apresentar ações e atividades variadas, tais como:

  • Realizar o controle de gastos
  • Identificação das principais despesas
  • Controlar a Inadimplência
  • Implantar e monitorar o fluxo de caixa

E mais uma coisa, que já venho dizendo aqui ou no canal Financeiramente Falando no youtube.

Na maioria dos casos, organizar e estruturar adequadamente os processos e controles financeiros é o primeiro passo para tudo que envolve a gestão financeira dentro de um negócio.

Porque é somente através dos controles financeiros que você poderá monitorar a maioria das estratégias financeiras definidas no planejamento financeiro.

Por isso, não confunda planejamento financeiro com controles financeiros!

Leia Também: FLUXO DE CAIXA uma ferramenta para seu negócio

Qual a diferença entre planejamento financeiro e controle financeiro?

Planejamento financeiro e controle financeiro, são coisas bem distintas entre si.

O planejamento financeiro delimita os objetivos e ações, enquanto o controle financeiro, controla, acompanha e registra toda a movimentação financeira do negócio.

Apesar de distintos, só tem como realizar um planejamento financeiro bem-feito e fidedigno à realidade do negócio, se houverem controles financeiros implantados e em pleno funcionamento.

Por isso, é evidente que, um negócio sem um controle financeiro implantado, terá muitas dificuldades para obter as informações relevantes sobre suas finanças tornando assim, difícil avaliar e até implantar o planejamento financeiro.

Implantar e realizar o controle financeiro é encarar a seu negócio com seriedade e profissionalismo.

Caso você ainda tenha dificuldades com os controles financeiros do seu negócio, conheça o treinamento online de controles financeiros para empresas, ministrado pela Treina Mais Treinamento.

Qual a importância do planejamento financeiro para os negócios?

A importância do planejamento financeiro para os negócios é imensa, porque através dele o empreendedor ou gestor poderão definir em termos financeiros quais serão os próximos passos do negócio.

Além disso, fazer o planejamento financeiro ainda pode trazer os seguintes benefícios para o negócio:

  • Melhor direcionamento de ações e da gestão financeira
  • Maior qualidade do fluxo de caixa e das informações nele contidas
  • Planejamento de gastos, despesas e recebimentos
  • Utilização de recursos financeiros de forma mais eficiente
  • Previsões financeiras mais assertivas, e claro
  • Melhoria nos resultados financeiros do negócio.

Agora vou falar com você pode iniciar um planejamento financeiro no seu negócio passo a passo

Planejamento Financeiro passo a passo

Lembra que disse, que o empreendedor deve olhar para dentro do negócio e saber como e onde o negócio está no momento?

Pois é, este é o primeiro passo para iniciar o planejamento financeiro,

Fazer levantamento da situação atual do negócio

E como você faz isso?

É simples!

Comece fazendo o levantamento das informações mais relevantes sobre sua empresa. Estas informações no geral envolvem principalmente as informações financeiras, comerciais, recursos humanos e das operações do negócio.

Agora, você pode estar pensando:

Mas porque preciso de todas estas informações para montar um planejamento financeiro?

Simplesmente porque o planejamento financeiro deve envolver todas as áreas de um negócio! E mais para frente você vai entender melhor.

Para explicar melhor, vamos dizer que o seu negócio é um salão de beleza.

E que hoje você atende em média 600 clientes por mês com faturamento mensal de 60mil reais. Isso representa um ticket médio de 100,00 e o principal serviço vendido um kit de serviços que você criou chamado “você bela”.

Pagando todas as despesas e tributos, sobra em média 9mil reais que representa uma lucratividade de 15%.

Perceba que para possuir as informações acima, é necessário que o negócio tenha um mínimo de organização financeira.

Então, de posse destas informações, o empreendedor pode avançar com o planejamento financeiro para o segundo passo, que é

Definir uma meta

A meta é aquilo que eu disse antes, tirar o negócio de um ponto e levá-lo para outro.

No exemplo do salão, a empreendedora deseja aumentar a lucratividade do seu negócio dos atuais 15% para 25% por mês.

Essa é a meta atingir, 25% de lucratividade.

E para isso, você deve seguir para o próximo passo que é

Criar um plano de ação

O plano de ação é o caminho a ser trilhado para se chegar na meta.

No plano pode ser criado várias alternativas para se atingir a meta.

Vamos ao exemplo do salão:

–  A empreendedora deve fazer análise comercial para saber se o mercado de abrangência do seu negócio possibilita que ela aumente o número de clientes para atingir a lucratividade desejada;

– Será preciso identificar se o preço cobrado pelos serviços é um atrativo para os clientes, ao ponto de trazer novos. Além disso, deve analisar se não está cobrando barato demais, ao ponto que um ligeiro aumento no preço, possa propiciar a lucratividade desejada;

– Deverá revisar todos os custos e despesas do negócio, para descobrir se existem itens que seja possível economizar para contribuir com o aumento do lucro. E ao mesmo tempo, terá que identificar quais destes custos e despesas vão aumentar com um possível aumento de clientes.

– Para o negócio atender mais clientes, será necessário aumentar o espaço físico, ou no mesmo espaço físico isso é possível? Se tiver que aumentar, isso irá requer investimento?

– E, se for precisar de investimento, como conseguirá o recurso financeiro?

– Para atender mais clientes, precisará de mais pessoas, ou com o mesmo quadro de colaboradores isso será possível?

Viu, para todos estes caminhos será necessário traçar ações que sejam executadas e permita que a meta seja atingida.

Veja que mencionei como possíveis alternativas, coisas que também não tem nada a ver com as finanças, mas que afetam diretamente a meta estabelecida, como colaboradores e espaço físico. Por isso disse que um planejamento financeiro envolve o negócio como um todo.

O próximo passo é…

Colocar a estratégia em prática

Depois de todo o planejamento mencionado anteriormente, não se pode demorar muito tempo para executar, senão a realidade muda e o que foi planejado acaba não surtindo o efeito desejado.

Por isso, quanto antes colocar em prática, mais rápido é possível verificar os impactos positivos do plano e a melhora dos resultados financeiros.

 Ao mesmo tempo, também é possível identificar aprimoramentos em potencial na estratégia para alcançar ainda mais economias, aumento da lucratividade e um maior crescimento.

E partindo para o quarto passo, que é a

Criar um orçamento

O orçamento é a tradução em números das metas que o empreendedor impõe ao negócio.

Para montar o orçamento para um negócio, as metas de faturamento, por exemplo, se tornarão as projeções de vendas, os custos e despesas vão refletir nas projeções de despesas, eventual necessidade de adequação do imóvel ou compra de equipamentos, se tornarão investimentos na prestação dos serviços e tudo isso terá impacto direto na meta pretendida de lucratividade de 25%.

Então a empreendedora monta um orçamento, contemplando:

RECEITAS

(-) DESPESAS (que envolvem todos os custos, despesas e tributos)

(-) INVESTIMENTOS

(=) Resultando então no LUCRO.

Da divisão do lucro pela receita do negócio temos o percentual da lucratividade.

Assim, através dos caminhos a seguir, projetados no orçamento, a nossa empreendedora poderá acompanhar se a meta de 25% de lucratividade para o negócio será possível atingir ou não e quais são os esforços necessários para que isso aconteça.

Avalie, mensure e registre tudo que acontece

Para saber se tudo que foi planejado e executado surtiu ou está surtindo o efeito desejado dentro negócio, nada melhor do que monitorar todas as operações e ter métricas e indicadores financeiros para registrar e avaliar os resultados alcançados.

Aconselho que por exemplo, no seu orçamento empresarial, você crie uma coluna com o nome realizado. E conforme, for correndo o mês você vai preenchendo com os números que estão acontecendo.

Está é uma maneira simples de acompanhar o seu planejamento financeiro e a realização das metas.

Leia Também: Como meu negócio pode pagar MENOS IMPOSTOS

Conclusão

Seguindo o passo a passo que descrevi, seu negócio possuirá um planejamento financeiro completo.

Será possível conhecer quais são os limites de custos e despesas que precisa respeitar e quais os investimentos que precisará realizar para atingir a meta pretendida.

Poderá assim, acompanhar os números ao longo do ano, de preferência mês a mês, verificando se está caminhando para alcançar seu objetivo estratégico ou se precisa de algum ajuste na operação.

E uma coisa muito importante!

Não se pode demorar muito tempo para começar executar o planejamento financeiro. Quanto antes se coloca em prática, mas rápido será possível verificar os impactos positivos e a melhora dos resultados. Ao mesmo tempo, que também será possível identificar correções de ações ou na estratégia para que possa alcançar as metas pretendidas, que no nosso exemplo é o aumento na lucratividade.

Conheça a Treina Mais Treinamentos

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.