OS 3 TIPOS DE LUCRO NAS EMPRESAS

Você sabia que existem 3 tipos de lucro nas empreas e que nós empreendedores e profissionais de finanças devemos conhecer?

São eles o Lucro Bruto, Lucro Operacional e o Lucro Líquido e a medida que conhecemos cada um deles, a maneira como enxergamos a situação financeira do negócio pode mudar completamente.

Por isso, saber distinguir esses lucros pode ser a chave para tomar decisões estratégicas que aumentem significativamente os lucros.

O lucro

No mundo dos negócios, o lucro não é apenas um indicador do sucesso, é o ingrediente principal que alimenta a continuidade e o crescimento dos negócios. 

Desde o empresário individual, passando pelas pequenas e médias empresas, até as grandes corporações, o objetivo deve ser sempre o mesmo, garantir o lucro e lucratividade para sustentar e expandir os negócios.

Por isso, a importância do lucro vai além do simplesmente “sobrar dinheiro”. 

Ele é o componente principal que possibilita que os negócios busquem investimentos para se manterem competitivos no mercado. Da mesma forma, negócios que não conseguem gerar lucro suficiente acabam estagnado, incapazes de crescer e inovar.

E no dia a dia dos negócios a busca pela geração de lucro influencia diversas decisões. Por exemplo, ao determinar o preço de venda de produtos e serviços, os negócios devem calcular o lucro desejado e assegurar que o mercado esteja disposto a pagar esse valor.

Desta forma, empreendedores e gestores que conhecem suas margens podem ajustar preços para cobrir custos e ainda gerar lucro, sem afastar clientes com preços excessivamente altos.

Outro aspecto crítico é a relação entre lucro e gastos operacionais. Reduzir gastos sem sacrificar a qualidade dos produtos, serviços e atendimento ao cliente é outra estratégia para aumentar o lucro, permitindo que a empresa tenha mais capital para reinvestir ou distribuir entre os acionistas.

Então, compreender os diferentes tipos de lucro é fundamental para buscar esse equilíbrio. Cada tipo de lucro oferece uma perspectiva única sobre a saúde financeira do negócio e permite que empreendedores e/ou gestores tomem decisões para melhorar seus resultados.

E é exatamente isso que vamos entender a partir de agora! 

Vamos conhecer os três principais tipos de lucro: Lucro Bruto, Lucro Operacional e Lucro Líquido. 

Vou explicar como calcular cada um, interpretar seus números e, mais importante, fornecer dicas sobre como otimizar esses lucros para impulsionar o crescimento dos negócios.

Para nosso estudo vamos utilizar um DRE gerencial que é confeccionado com as informações financeiras gerenciais do negócio.

Na parte de receitas, utilizamos o valor total faturado do último mês, por exemplo,  ou seja, as notas fiscais emitidas. E na parte dos gastos, que são os custos e despesas, utilizaremos todas as contas a pagar que venceram no período, independente de terem sido pagas ou não.

Leia Também: DRE GERENCIAL E FLUXO DE CAIXA NOS NEGÓCIOS, AMIGOS?

O Lucro Bruto

O DRE GERENCIAL se inicia com as VENDAS BRUTAS no valor de 100 mil reais.

Após, temos os gastos com compras de mercadorias, se for o caso do seu negócio, você preenche com o valor constante da nota fiscal de compras. 

O nosso exemplo será de uma empresa de serviços, portanto não tem gastos com mercadorias.

Mas possui outros gastos e deduções de vendas, no valor de 5 mil reais. Esses gastos são todos utilizados para prestar o serviço, ou seja, para gerar as vendas acima.

Depois, temos os impostos sobre as vendas, geralmente são PIS, COFINS, ISS se for empresa de serviços ou ICMS se for empresa de comércio, no valor de 10.300 reais.

Assim, já teremos o resultado do lucro bruto, que será:

RECEITA BRUTA – COMPRAS – GASTOS/DEDUÇÕES DE VENDAS – IMPOSTOS

LUCRO BUTO = $ 100.00 – $ 5.000 – $ 10.300 = $ 84.700

Assim, temos o valor de 84.700 reais.

E o que isso significa para os negócios?

O lucro bruto diz aos empreendedores o quanto de dinheiro o negócio está efetivamente ganhando com as vendas dos seus produtos ou serviços, após cobrir seus gastos diretos. Esse é o valor que sobra para pagar os demais gastos do negócio.

Então, o resultado positivo ou negativo dos negócios, tem que começar por aqui, deixando o maior valor possível de lucro bruto.

Para isso, os negócios podem definir preços de vendas mais altos, ao mesmo tempo que competitivos, objetivando deixar o maior valor possível de lucro bruto.

Também deve fazer um controle rigoroso de todos os gastos/deduções de vendas para não permitir que esse valor seja muito alto ao ponto de comprometer o valor do lucro bruto. 

Para isso, se for uma empresa de serviços é necessário cuidar de todos os gastos diretos atrelado a prestação de serviços, como insumos, combustível de veículos, máquinas e equipamentos, por exemplo. 

Se for uma empresa de comércio, o custo com mercadorias deve ser objeto de monitoramento constante e a qualquer sinal de aumento, deve-se buscar negociação com o fornecedor, para que não prejudique o valor do lucro bruto ou para que não tenha que reajustar o preço de venda.

Por fim, se for uma empresa que compra insumos e produz, o empreendedor deve ficar de olho no custo da matéria-prima e na eficiência da produção para que não haja perda de produtos, que impactam na quantidade fabricada.

Para utilizar como referência e balizar comparações e análise por parte dos empreendedores e gestores, devemos calcular a lucratividade bruta, que representa o percentual do lucro bruto sobre a receita bruta.

Para esse estudo, ao dividir o valor do lucro bruto de 84.700 reais pela receita bruta de 100 mil reais, encontramos a lucratividade bruta de 84.70%, que pode ser utilizada para comparação com outros períodos ou mesmo com outros negócios do mesmo ramo.

LUCRATIVIDADE BRUTA = $ 84.700 / $ 100.00 = 0,8470 x 100 = 84,70%

Seguindo com o DRE Gerencial, chegamos à etapa de cálculo do Lucro Operacional.

Leia Também: COMO ANALISAR UM DRE GERENCIAL e tomar DECISÕES ESTRATÉGICAS

O Lucro Operacional

Essa etapa é importante para entender a saúde financeira e a eficiência operacional do negócio. 

Para isso é necessário preencher todos os gastos operacionais que o negócio possui, tais como aluguel, salários, água, luz, telefone, internet, despesas gerais e outras necessárias para o negócio funcionar.

Desta forma, temos um total de GASTOS OPERACIONAIS no valor de 47.400 reais. 

Então do LUCRO BRUTO no valor de 84.700 reais, abatemos o valor dos GASTOS OPERACIONAIS e temos o lucro operacional no valor de 37.300 reais.

LUCRO OPERACIONAL = $ 84.700 – $ 47.400 = $ 37.300

O Lucro Operacional, também conhecido como Resultado Operacional demonstra a eficiência ou não da empresa ao aplicar o valor do lucro bruto na sua operação. 

QUANTO MAIORES FOREM ESTES GASTOS, MENOS DINHEIRO SOBRA para pagar os outros impostos e DEIXAR O LUCRO PARA OS EMPREENDEDORES. Então o dever de caso é controlar todos os gastos operacionais da melhor forma possível sem comprometer a operação do negócio.

Da mesma forma que fizemos antes, podemos calcular a lucratividade operacional, dividindo o valor do lucro operacional de 37.300 reais pelo valor da receita bruta de 100 mil reais e, temos 37,30% como indicador da lucratividade operacional.

LUCRATIVIDADE OPERACIONAL = $ 37.300 / $ 100.00 = 0,3730 x 100 = 37,30%

Leia Também: CÁLCULO do PREÇO de VENDA PASSO a PASSO

O Lucro Líquido

O Lucro Líquido é o lucro final da empresa após deduzir todas as despesas, incluindo juros e impostos. Ele mostra o resultado financeiro completo da empresa.

Seguindo com o DRE GERENCIAL, a próxima linha são os impostos sobre o lucro.

Todos os negócios que não estão no regime tributário do simples nacional e possuem lucro devem pagar, são eles:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) com alíquota de 15%;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), com alíquota de 9%.

Então aplicando o aliquota somada de impostos de 24% sobre o LUCRO OPERACIONAL, temos o valor de impostos a pagar de 8.952 reais.

IMPOSTOS SOBRE O LUCRO = $ 37.300 x 24% = $ 8.952

Abatendo do LUCRO OPERACIONAL – IMPOSTOS SOBRE LUCRO, temos o valor do LUCRO LÍQUIDO de 28.348 reais.

LUCRO LÍQUIDO = $ 37.300 – $ 8.952 = $ 28.348

Esse valor do lucro líquido representa o montante final de lucro que o negócio obtém após todos os gastos de vendas, gastos operacionais e impostos. É a quantia que realmente sobra para ser reinvestida no negócio ou para ser distribuída para o empreendedor.

Se você estiver se perguntando se este valor de lucro é bom ou não para os negócios. A resposta está no cálculo da lucratividade líquida ou margem de lucro,  que é obtida dividindo o valor do LUCRO LÍQUIDO pela RECEITA DE VENDAS e multiplicando por 100.

LUCRATIVIDADE LÍQUIDA = $ 28.348 / $ 100.00 = 0,2834 x 100 = 28,35%

Assim temos o percentual de 28,35% aproximadamente.

Segundo o site da contabilizei, a margem de lucro ideal para os negócios depende do seu ramo de atividade e das características de cada negócio, mas na média podemos dizer que:

  • Setor de serviço: 20%;  
  • Setor de comércio: de 10% a 15%; 
  • Setor de indústria: de 6% a 8%.

Agora que você já sabe calcular e interpretar o Lucro Bruto, o Lucro Operacional e o Lucro Líquido, é hora de aplicar esse conhecimento aos negócios.

Leia Também: COMO UTILIZAR O DRE GERENCIAL PARA AUMENTAR O LUCRO

Entenda que cada tipo de lucro oferece uma visão única da saúde financeira da sua empresa e pode ser a chave para tomar decisões melhores decisões financeiras. Por exemplo:

O LUCRO BRUTO, demonstra a eficiência na prestação de serviços, produção ou aquisição dos produtos vendidos. Se o Lucro Bruto for baixo, pode ser necessário revisar os gastos.

Já o LUCRO OPERACIONAL, indica a eficiência operacional da empresa. Um Lucro Operacional baixo sugere que os gastos operacionais estão muito altos.

E o LUCRO LÍQUIDO, reflete a saúde financeira geral do negócio. É o lucro final que pode ser reinvestido ou distribuído ao empreendedor, sócios ou acionistas.

É esse conhecimento que transforma a gestão financeira em uma ferramenta poderosa para o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio.

E para exercer uma gestão financeira cada vez mais profissional nos negócios, empreendedores e profissionais precisam se capacitar. E a Treina Mais oferece cursos e treinamentos online focados na área financeira das empresas com aprendizagem prática e voltada ao dia a dia dos negócios. Para conhecer mais acesse o link abaixo.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile