Você sabe o que são afiliados digitais?
Ainda vale a penas investir seu tempo e até dinheiro para empreender neste ramo de negócio?
Todas estas perguntas, muito comuns por empreendedores que buscam iniciar em negócios digitais, serão respondidas ao longo deste artigo
Vou contar tudo sobre o trabalho de afiliado digital, começando por explicar que é um afiliado digital. O que ele faz, como ganha dinheiro e outras coisas.
Afiliados Digitais
De uma maneira bem simples, afiliado é todo profissional que indica produtos criados por outras pessoas e recebe comissões pelas vendas realizadas.
E hoje no mercado, a principal forma de trabalhar como afiliado é de maneira digital. Ou seja, promovendo produtos físicos ou digitais nos canais digitais, internet, redes sociais, blog, sites e outros, por isso, estes os empreendedores são conhecidos como afiliados digitais.
Apesar de ser uma atividade fácil para empreender, não se iluda com promessas de ganhos fáceis, sem nem ao menos precisar trabalhar ou se dedicar, porque isso não é a realidade.
Assim como qualquer negócio, um negócio digital e mais especificamente o negócio de afiliado digital, envolve o mesmo comprometimento de um negócio. Claro que com muitas vantagens:
Vantagens de ser um Afiliado Digital
- É um negócio de baixo custo (quase zero, incluindo a possibilidade de usar plataformas para construir sites grátis, por exemplo);
- Não há burocracia para começar, basta fazer o cadastro no programa e seguir o passo a passo para começar;
- É a oportunidade de trabalhar em áreas de interesse e com temas com os quais possui grande afinidade.
- Os afiliados digitais são seu próprio chefe e define sua rotina de trabalho incluindo onde e quando executar suas tarefas.
- Você gera renda sem ter o próprio produto, pois sendo um afiliado o seu foco deve estar geração de resultado com a indicação de produtos de outros, sem os riscos que envolve ter um produto;
- Não é necessário ter experiência anterior. Qualquer pessoa pode empreender como afiliado digital, desde que tenha um computador com acesso a internet e disposição para aprender;
- E, por fim, o retorno do negócio depende basicamente da dedicação do afiliado em suas ações de indicar e divulgar os produtos e serviços da marca associada, isso sem sem depender de terceiros.
O que você precisa para ser um Afiliado Digital
Basicamente para você ser um afiliado digital, precisa se inscrever em alguma das várias plataformas que existem:
Hotmart
A Hotmart é uma plataforma especializada em hospedagem e vendas de produtos digitais.
Além disso, a Hotmart disponibiliza produtos de muitos nichos diferentes, como marketing digital, emagrecimento, gastronomia, artesanato, entre vários outros.
Isso faz com que você tenha um leque de opções para você encontrar o produto ideal para você se afiliar.
Além disso, a Hotmart também oferece produtos com comissões que chegam a 80%, o que é uma grande vantagem para o afiliado.
Monetizze
A Monetizze disponibiliza tanto produtos digitais quanto produtos físicos, para afiliação.
A Monetizze oferece diferentes tipos de comissão para o afiliado escolher.
Entre esses tipos de comissão estão os pagamentos recorrentes, a venda única e as remunerações progressivas.
Eduzz
A plataforma Eduzz funciona parecido com o sistema da Hotmart, pois também disponibiliza produtos digitais para afiliação.
A comissão para os afiliados é paga a partir de dois dias após a realização da venda.
Além destas plataformas, existem muitas outas, como:
- Braip
- Ticto
- ClickBank
- Lomadee
- Jivochat
- UOL Afiliados
- Afilio
- Amazon.
Na maioria das plataformas, basta realizar um login com CPF para ter acesso ao catálogo de produtos da empresa, gerar links e começar a anunciar. Não são exigidas capacitações específicas ou CNPJ, por exemplo, e o acesso é amplo e livre.
Claro que, para isso ocorrer, o afiliado deve estudar o nicho no qual pretende divulgar e vender o produto, para que dessa forma, consiga fazer com que o produto chegue até o público certo, o que demanda estudo de avatares, construção de personas e todos os termos e conceitos ligados ao marketing digital.
Os afiliados digitais, embora não se preocupem com a construção de um conteúdo como um curso, ebooks e afins, são empreendedores digitais e como tal, precisam se dedicar tanto quanto os profissionais que produzem os produtos digitais, que são chamados de infoprodutores.
O ponto importante para ser um afiliado digital, é oferecer o produto certo para a pessoa certa. Isso só é possível, conhecendo seu cliente ideal, o avatar, suas dores e seus desejos e com isso indicar o produto que possa ajudar a acabar com as dores ou satisfazer seus desejos.
Para saber mais: Como se tornar um EMPREENDEDOR de sucesso
Afiliados Digitais de Sucesso
Não adianta você querer trabalhar como afiliado e achar que vai ficar empurrando produtos para as pessoas como um vendedor chato. Isso não é profissional.
Por exemplo, minha especialidade é trabalhar com educação profissional, então divulgo e ajudo pessoas que querem melhorar seus conhecimentos e conquistar uma renda melhor se capacitando em cursos profissionais ou cursos na área financeira.
Inclusive criei o canal Financeiramente Falando no youtube com vários vídeos para ajudar empreendedores e profissionais em geral.
Então agora você precisa estudar o produto escolhido e tudo relacionado a marketing digital para ter sucesso. Entre os diversos conhecimentos que deverá ter posso citar:
Entender de Marketing Digital
Você deve aprender como realizar campanhas através de anúncios online no google, facebook e instagram, utilizando textos persuasivos (chamados de copywriter) e estratégias de SEO para que seu conteúdo e anúncio chegue ao seu público.
Experiência com Redes Sociais é fundamental
Saber criar diferentes estratégias para cada uma das redes sociais que você pretende utilizar na divulgação dos conteúdos sobre produtos ou serviços é indispensável. Isso porque facilita o engajamento, além de serem canais de comunicação entre você e sua audiência.
E-mail Marketing e essencial para afiliados digitais
O e-mail Marketing precisa ser usado de forma estratégica. Não é só escolher uma plataforma e ficar enviando uma promoção atrás da outra para todos os seus contatos (até porque isso é SPAM!). Ela deve ser utilizada como ferramenta para estreitar relacionamentos com a audiência.
Isso só para ficar nos principais e mais importantes conhecimentos que você deve adquirir.
Canais de divulgação
Os conhecimentos mencionados acima, podem ser aplicados a diversos canais como forma de atrair potenciais clientes para conhecer o produto e, quem sabe fechar a venda.
Sites e blogs
O site ou blog é uma vitrine virtual disponível 24 horas para quem quiser entrar e ver, como é o caso, deste meu blog.
A vantagem de ter um site ou um blog é poder personalizá-los com seu estilo. Ou seja, fazê-los único e do seu jeito!
Diferentemente das redes sociais, que seguem um padrão de layout e até mesmo especificação de mensagem, no seu site ou blog você tem a liberdade de divulgar como desejar sem se preocupar com políticas específicas.
Redes sociais
Talvez um dos canais mais populares para divulgar produtos e serviços sejam as redes sociais. Isso porque, quando utilizadas corretamente, podem trazer resultados incríveis. São elas:
- TikTok
- YouTube
São ótimos canais de divulgação, cada um com sua particularidade. Existem produtos que se encaixam melhor em um do que em outro, por causa do público daquele canal.
E-mail Marketing
O objetivo do e-mail marketing é manter um canal de comunicação nutrindo com informações sobre o produto ou serviços que você este oferecendo.
Para isso, ofereça conteúdos de qualidade, como artigos, e-books, webinars, entre outros, para gerar valor à sua marca.
Afiliados Digitais versus Afiliados de Produtos Físicos
Quando você escolhe empreender no meio digital, você pode oferecer tanto produtos digitais quanto produtos físicos e mesmo assim ser um afiliado digital.
No caso de produtos físicos, se engana você que pensa que terá que bater de porta em porta, nada disso!
O mesmo que falamos aqui sobre os produtos digitais, vale para os produtos físicos. A diferença está na entrega, enquanto os produtos digitais são entregues no meio digital, os produtos físicos são enviados para casa dos clientes compradores.
E claro, você pode atuar como afiliado digital, tanto de produtos digitais, quanto físicos.
Atualmente os principais produtos físicos para venda, se concentram principalmente nos nichos como emagrecimento, beleza e sexualidade, tais como:
- Cápsulas de emagrecimento
- Produtos de calvície
- Produtos para aumento de órgão genital
O problema de divulgação destes produtos, principalmente em forma de anúncio no facebook ou google, é que por possuírem uma promessa muito “forte” para as pessoas comprarem, estas plataformas tendem a bloquear os anúncios, requerendo mais experiência do afiliado para driblar os bloqueios.
Outros produtos físicos para divulgação e que não sofrem bloqueio dos anúncios são:
- Tênis (Programa de afiliados Netshoes, por exemplo)
- Notebooks (Programa de afiliados Amazon)
- Livros físicos (Saraiva)
Quanto ganha um Afiliado Digital?
Como já disse antes, os resultados da atividade de afiliado digital está diretamente ligado aos afiliados digitais e não a outros.
Digo isso, porque:
- Não existe limite de vendas, quanto mais você vender mais você ganha!
- A grande maioria dos casos, os afiliados ganham mais que o produtor.
- O resultado é 100% fruto do seu esforço, quanto mais se dedicar e trabalhar, mais você vende!
Você quanto afiliado digital não ganha um valor e sim, comissões pré-definidas pelos produtores para cada venda realizada.
As comissões são pagas em formas de percentual do valor do produto que você está oferecendo. Dizemos que uma boa comissão fica na faixa de 40% a 60% do valor do produto.
Funciona assim:
Você faz a divulgação dos produtos digitais ou físicos nos canais que falamos antes, para isso, você utiliza um link exclusivo fornecido pelas plataformas de produtos que identifica você como sendo o vendedor.
Toda vez que alguém clicar no seu link e realizar uma compra você recebe a comissão referente ao percentual que aquele produto oferece aos afiliados.
Vamos a um exemplo:
Suponha que você afilie a um produto de R$ 147,00 que oferece 50% de comissão.
Assim, toda vez que você efetuar a venda deste produto, você será remunerado com 50% do valor líquido que sobra para o produtor. Isso porque a plataforma fica com um percentual da venda e após isso, remunera tanto o produtor quanto o afiliado.
Podemos ilustrar neste exemplo que você receberá (R$ 147,00 – 9,90%)x50% = R$ 66,22 por venda.
Se você realizar apenas 1 venda deste produto por dia, em 1 mês poderá gerar mais R$ 1.800,00 em comissões.
Veja, neste exemplo, consideramos vender apenas 1 unidade de produto por dia e de apenas 1 produto oferecido. Claro que você pode escalar isso e vender mais do que uma unidade de produto por dia, ou mesmo trabalhar com mais do 1 produto. Tudo vai depender da sua estratégia, estudo e dedicação.
Então, falar o quanto pode ser o ganho de afiliado digital é meio impreciso, porque muitos obtém ganhos altíssimos e outros ganhos médios e outros ainda, ganhos baixos.
E mais uma coisa, as comissões de vendas não ficam disponíveis de imediato. O mínimo que você tem de esperar para transferir o dinheiro para sua conta, é prazo de garantia do produto ou até 30 dias que é o prazo da maioria das plataformas de afiliação.
Vale a Pena ser Afiliado Digital?
Aí você pode me perguntar, VALE A PENA empreender como AFILIADO DIGITAL?
Não. NÃO VALE A PENA, principalmente para quem não quer investir.
Este pode ser um dos lados negativos de ser um afiliado, pois é preciso fazer investimento. Não que isso seja obrigatório, mas para quem deseja fazer seu negócio crescer, através de um bom faturamento, precisará fazer.
No começo de qualquer negócio sabemos que é complicado fazer investimento sem um retorno garantido. Mas é um negócio!
E um negócio de afiliado digital, requer um certo investimento para criar uma estrutura para alcançar seu público comprador.
Investimento em um domínio para facilitar fazer anúncios, uma ferramenta de e-mail marketing profissional para te ajudar na automatização de campanhas. E claro, um certo valor de investimento em tráfego, no facebook ou no google para que seus clientes possam chegar até sua oferta.
AFILIADO DIGITAL, também não vale a pena para quem não quer estudar.
O negócio de afiliado digital é algo que necessita de estudo.
Não adianta fazer o cadastro em alguma das plataformas que citei e criar anúncios no facebook, instagram ou google, porque assim não vai rolar.
A diferença entre afiliados digitais que entram neste jogo para brincar de afiliados digitais profissionais, está na dedicação e estudo.
Você precisará adquirir novos conhecimentos. Precisará aprender a utilizar ferramentas que talvez você não tenha experiência. Você precisará estudar o produto que você vai oferecer. Precisa estudar e conhecer o mercado e nicho que vai atuar.
Falando em estudo e dedicação, o curso Formula Negócio Online (FNO) do Alex Vargas é a melhor maneira para você desenvolver todos os conhecimentos necessários para atuar como afiliado digital e empreendendo um negócio sólido. Vale a pena conhecer!
AFILIADO DIGITAL também não vale a pena para quem quer garantia que o negócio vai dar certo!
O mercado de afiliado digital é um negócio. E como todo negócio tem risco de não dar certo.
Você pode não se adaptar e achar que o negócio não é para você.
Você pode não ter a dedicação suficiente que um negócio exige e acabar desistindo.
São vários os motivos para um negócio não ter garantia que vai dar certo.
Assim como, não existe uma receita de bolo para seguir. O que dá certo para um pode não dar certo para outro, por isso é preciso testar diferentes técnicas até encontrar aquela que dá mais certo para o seu negócio.
Afiliado Digital vale a pena!
AGORA, se você quer ser um afiliado digital que vai trabalhar duro para colher os resultados dos seus esforços e fazer as coisas da forma correta, aí sim, AFILIADO DIGITAL VALE MUITO A PENA.
Então, caso tenha intenção de trabalhar como afiliado digital, estudo e se dedique!
Não largue seu trabalho de imediato! Faça como muitos que estão começando neste negócio, tenha jornadas duplas ou triplas de trabalho, para construir seu negócio com mais segurança.
E uma dica que ajudou a me tornar empreendedor digital, empreendendo tanto como afiliado e como produtor, foi ter participado do treinamento Formula Negócio Online do Alex Vargas.
Com este treinamento pude aprender passo a passo tudo que é necessário fazer para entrar neste ramo do empreendedorismo, pois as aulas são bem diretas ao ponto, mostrando o que você precisa construir para ter um negócio sólido.
Para você entender mais sobre o mundo dos afiliados digitais, vou deixar o link para você participar do curso GRÁTIS, Como ser um Afiliado e vender na internet. Para se inscrever clique aqui ou no banner abaixo.
0 Comentários