Se você é empreendedor e tem um negócio físico, aquele com a porta virada para a rua, você precisa levá-lo para o mundo digital, para ontem!
Neste artigo vou explicar a importância do mundo digital para os negócios físicos e o que você precisa para desenvolver sua presença no mundo digital.
Se você já é empreendedor de um negócio, precisa desenvolver a sua presença digital.
Presença no mundo digital
Se você pretende empreender em um negócio no mundo físico, vendendo produtos ou prestando serviços, também precisa pensar e desenvolver seu negócio para que tenha presença no mundo digital.
Afinal, é no digital que todos os consumidores estão.
Em 2019, 36% dos brasileiros já eram consumidores digitais! Estamos falando de um público de mais de quase 100 milhões de brasileiros que podem consumir o produto ou serviços que você tem.
Como você poderá abocanhar este mercado consumidor, se o seu negócio não tem presença no mundo digital?
Por isso, os empreendedores precisam fincar pelo menos um dos pés do seu negócio no mundo digital.
Empreendedor que não fizer isso, está deixando dinheiro escorrer pelas suas mãos, sem nem perceber o quanto.
Isso é ainda pior, quando vemos a quantidade de negócios que fecharam as portas durante a pandemia, por não ter presença no mundo digital que pudesse compensar o distanciamento imposto e com ele a queda do faturamento.
Diante de tudo isso, você deve pensar seriamente em ter presença no mundo digital do seu negócio.
Jornada de compras dos clientes
A primeira coisa que você deve saber é que as formas de comercialização (físico e digital) não concorrem entre si. Pelo contrário um acaba por potencializar o outro.
Mas você deve entender que a jornada de compra dos clientes é diferente nos 2 meios:
1. No meio físico, o cliente precisar ir até a loja.
2. Deve ser recebido por um vendedor que vai atendê-lo.
3. O cliente faz a experimentação dos produtos se for o caso, ou tira dúvidas do serviço.
4. Efetua o pagamento e leva suas compras.
Já no ambiente virtual é um pouco diferente.
1. Começando que o cliente não sai de casa ou do trabalho para fazer suas compras.
2. Ao entrar no seu negócio digital, ele será recebido por uma mensagem de boas-vindas ou por uma oferta irresistível para efetuar a compra.
3. Ele irá navegar pelo seu conteúdo, em imagens ou vídeos, para ter melhor informação do que deseja adquirir.
4. Em alguns casos, ele poderá te chamar pelo tele atendimento (que pode ser WhatsApp) para tirar outras dúvidas ou para fechar a compra.
5. Para finalizar, realiza o pagamento por meio digital e aguarda o produto chegar no endereço que ele informou.
Tendo claro estas diferenças, o empreendedor deve pensar qual a melhor forma de levar seu negócio para o mundo digital.
Leia Também: Negócios que NÃO emitem notas fiscais correm RISCOS
Como levar negócios físicos para o mundo digital
Redes Sociais
As redes sociais possuem uma popularidade indispensável a qualquer negócio.
Com certeza, as redes sociais geram vendas em todos os seguimentos. Todos os setores do mercado utilizam as redes sociais para atingir seus clientes e/ou adquirir novos, além de promover vendas nos canais digitais e físico.
Você pode utilizar as redes sociais para vender seus produtos, por meio de ofertas específicas, pode utilizar para levar os clientes para sua loja física, como funciona com os restaurantes por exemplo, ou até para manter contato e relacionamento com o cliente.
A estratégia de atuação mais utilizada nas redes sociais é de gerar conteúdo de qualidade em suas publicações, para que se consiga atrair mais seguidores, os quais poderão se tornar leads e, consequentemente, clientes do seu negócio.
Embora todas as redes sociais sejam importantes, e devam contar com um perfil oficial do seu negócio, com o tempo é possível identificar a plataforma em que a maior parte de seu público está presente, e intensificar suas ações nela.
Criar um site
Site, é uma ótima forma de ser encontrado pelo Google. Com a criação de um site, você pode disponibilizar dados como endereço, forma de contato e outras informações que você julgue ser de interesse sobre o seu negócio. Além disso, você pode falar sobre a marca e seus produtos/serviços.
Você ainda, pode acrescentar um blog e produzir conteúdos sobre o seu ramo de negócios que ajuda sua audiência, cria interesse e fideliza possíveis clientes. Por exemplo, se você vende alimentação saudável, faz todo sentido dar dicas de receitas que ajudam as pessoas a ter uma dieta equilibrada, ou talvez, falar de receitas fitness fáceis de fazer.
Perfil da Empresa no google (antigo Google Meu Negócio)
Um outro caminho para atrair clientes é através de um perfil do seu negócio no google, o antigo Google Meu Negócio. A ferramenta gratuita é ótima para pequenos e médios negócios e você pode:
- Adicione informações essenciais
Adicione informações como seu número de telefone, horário de funcionamento e medidas de saúde e segurança para que os clientes saibam o que esperar.
- Você pode compartilhar fotos, seu logotipo e muito mais
Mostre a personalidade da sua empresa com fotos, uma imagem de capa, seu logotipo e muito mais para chamar a atenção dos clientes.
- Mostre as características da sua empresa
Adicione atributos como “Administrada por mulheres” para que as pessoas saibam mais sobre sua empresa.
No perfil da empresa, você pode adicionar postagens para promover ofertas especiais, eventos e novidades, deixando os clientes sempre informados.
Você pode e deve, responder às avaliações públicas para conquistar a confiança de clientes novos e recorrentes.
Seu negócio poderá enviar mensagens diretamente para os clientes. Você pode pausar a troca de mensagens ou criar respostas automáticas a qualquer momento.
São várias as oportunidades de levar seu negócio para o mundo digital através de um perfil no google.
Utilizar o WhatsApp como ferramenta digital
O famoso “zap” também é uma ferramenta digital para vendas muito eficiente.
O programa é gratuito, assim como as redes sociais, e faz parte do dia a dia das pessoas.
O app traz em um único programa: áudio, imagem, texto escrito, emoticons, vídeos e fotografias, arquivos, links entre outros formatos suportados.
Imagine quantas ações você pode fazer com o WhatsApp?
Para conhecer mais sobre a utilização do WhatsApp para negócios, conheça nosso e-book WhatsApp para Negócios passo a passo.
Utilizar e-mail marketing
O uso do e-mail é muito popular. Podemos usar diversas formas livres para comunicação como: Gmail, Outlook, Hotmail e outros.
Assim como existem plataformas profissionais de e-mail personalizados que dão um aspecto de profissionalismo, tal como a LEADLOVERS, que é especializada em automação de e-mail possuindo diversas ferramentas que ajudam o empreendedor e melhor se comunicar com seu público.
O e-mail é um poderoso meio para enviar todo tipo de comunicação e arquivos diversos, como imagens e vídeos, links, arquivos e documentos, músicas e troca de mensagens.
Como estratégia, você pode enviar conteúdos específicos para os seus clientes; Promoções em data específicas; Cupons de descontos, entre outros.
Além, claro, de ser um outro canal de proximidade do seu negócio com as pessoas.
Loja virtual
Os empreendedores podem optar por possuir dois canais de vendas a disposição dos clientes, um “off-line” ou seja, a loja física e outro no mundo digital, através de uma loja online.
A loja online ou loja virtual, tem crescido muito no mundo todo e no Brasil não é diferente. A dica para quem está com o orçamento apertado é usar plataformas livres.
Nesse sentido, um dos pontos de atenção é a personalização da loja virtual. Ela garante que o seu negócio no mundo digital tenha a personalidade da marca, ao mesmo tempo que oferece uma boa experiência de compra para o seu público.
Além disso, a plataforma de e-commerce deve ter uma interface responsiva e intuitiva, pensando sempre na experiência do usuário. Milhares de consumidores realizam compras pelo celular, por isso o e-commerce deve atender esses consumidores também.
Vendas em marketplaces
Vender em marketplaces costuma ser um dos caminhos mais práticos para quem quer fincar sua marca no mundo digital – embora não seja o mais lucrativo possível.
Aqui, você se afilia a uma plataforma de marketplace e vende seus produtos mediante o pagamento de comissões ou mensalidades.
Nos marketplaces, cada venda tem um custo associado a ela, que não é possível se livrar. Mesmo assim, considerando os custos do negócio físico, vender em um marketplace ainda é mais barato.
Ações para levar um negócio físico para o mundo digital
Agora quero falar sobre algumas ações que você deve desenvolver antes de levar o projeto digital a execução.
Realizar o planejamento
Você deve planejar como será sua forma de atuação. Eu te mostrei várias possibilidades de atuação no digital.
- Você deve segmentar bem seus clientes
- Mapear seus concorrentes para saber como trabalham e se comunicam com o público alvo
- Definir quais produtos você vai trabalhar na venda online.
Definir sua estrutura
Estruturar uma loja online é diferente de uma no mundo físico. No digital você deverá investir em um domínio (que é o seu endereço na internet, geralmente e se possível, será o nome do seu negócio físico).
Deverá escolher um serviço de hospedagem como a hostgator ou a hostigner para hospedar seu site.
No caso de plataformas de loja virtual ou marketplaces, terá que definir a que melhor se adapta ao seu negócio
Criar canais de suporte e atendimento ao cliente
A forma como um negócio físico presta atendimento e suporte ao cliente é diferente dos negócios digitais.
Você precisa disponibilizar canais para atendimento que possam dar uma resposta rápida ao cliente.
Habilitar diversas formas de pagamento digital.
Um negócio digital oferece um portfólio maior de meios de pagamento que uma negócio físico.
Assim, é preciso pensar em formas diferentes de pagar pelas compras no ambiente virtual. O ponto positivo é que o online oferece mais opções que as permitidas no físico.
Geralmente, as plataformas de e-commerce trazem esse serviço. Além do cartão de crédito e débito, é possível disponibilizar outros meios de pagamento, como PIX, transferência bancária, carteiras digitais e boleto bancário.
Estruturar a logística dos pedidos
Se são os clientes que levam as compras no negócio físico para casa, no negócio digital, é necessário pensar na logística de distribuição dos produtos.
Você precisa alinhar todo o fluxo logístico, desde o recebimento do pedido até a entrega final. Além disso, você pode oferecer a opção de retirar o pedido na loja física.
Planejar a comunicação da sua marca
Por fim, mas definitivamente não menos importante, é necessário estruturar uma comunicação para a sua marca. Afinal, você precisa fazer seu negócio chegar nas pessoas.
No mundo digital, chamamos isso de marketing digital.
A estratégia de marketing digital vai te auxiliar a construir uma forte presença na internet. Mas para isso, é necessário planejamento.
Vantagens extras de expandir um negócio físico para o mundo digital
Além de tudo que disse até aqui, existem algumas outras vantagens que podem ser muito interessantes para os empreendedores implantar esta ideia nos seus negócios, tais como:
Aumentar a Lucratividade do negócio
Todos os indicadores relacionados à receita podem ter um grande salto quando se expande um negócio do meio físico para o mundo digital. Isso acontece porque, agora seu negócio pode atender clientes de diversas partes da cidade, estado, pais ou mesmo do exterior, tudo dependerá do seu planejamento.
Escalabilidade
Negócios físicos tem limites de crescimento que fazem com que sua expansão requeira um considerável investimento. Algo que acontece em um volume bem menor nos negócios que estão no mundo digital, por isso dizemos que a capacidade de escalabilidade é bastante real.
Facilidade de gestão
Administrar um negócio no mundo digital é menos trabalhoso do que um negócio no ambiente físico, por isso, não tem empecilhos para o empreendedor gerir ambos ao mesmo tempo.
Conclusão
Hoje ter presença digital é super importante para qualquer negócio físico, desde lojas, mercados, restaurantes passando pela prestação de serviços, pois os consumidores procuram tudo na internet, sem falar que possuir um negócio digital, possibilita que você venda a qualquer hora do dia ou da noite.
E como disse no início, o mundo digital não retira a visibilidade da loja física, pelo contrário ele potencializa sua imagem no mercado.
Sendo negócio físico ou digital, a necessidade de manter uma gestão financeira é inerente aos dois modelos, por isso não se descuide!
E sempre que precisar pode contar com o portal de treinamento Treina Mais, com treinamentos financeiros e gestão.
0 Comentários