Como se tornar um EMPREENDEDOR de sucesso

Está pensando em empreender ou empreende há pouco tempo e quer saber os segredos do empreendedorismo? Então, esse artigo é para você! Vou te contar o que todo empreendedor deveria saber, mas nunca te falaram.

No Brasil, 39% da população é dona do próprio negócio, é o que diz a pesquisa feita pela consultoria McKinsey, e esses números devem aumentar ainda mais!

Isso porque o empreendedorismo é uma solução para os números alarmantes de desemprego no Brasil e uma possibilidade de criar soluções inovadoras para aqueles que veem oportunidades no mercado.

Por isso, nesse artigo vou trazer informações sobre empreendedorismo e aqueles segredos essenciais para você se tornar um empreendedor de sucesso.

COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

O que é empreendedorismo?

A primeira coisa que todo empreendedor deveria saber é: o que é o empreendedorismo. Pois o empreendedorismo vai além das definições do dicionário.

Nas palavras do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),  empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

Na prática, para empreender é necessário colocar ideias em execução. Realizar o que se sonha, fazer o que acredita.

Para empreender é necessário mais do que criatividade e inovação, é preciso de muita mão na massa e planejamento. Você pode empreender um negócio, projeto ou até um movimento que gere mudanças na vida das pessoas.

Leia TambémPor que todo empreendedor precisa de um site?

Como funciona o empreendedorismo?

Existe uma tradicional divisão sobre empreendedorismo por oportunidade e empreendedorismo por necessidade.

Empreendedorismo por necessidade é aquele em que as pessoas decidem abrir seu negócio pela necessidade de gerar uma renda.

Já o empreendedorismo por oportunidade surge quando as pessoas observam uma oportunidade de atuar naquele mercado em específico.

Independente do motivo pelo qual você decidiu empreender, isso não é um indicativo se você terá sucesso ou não. E esse é o segundo segredo que todo empreendedor no Brasil deveria saber! Ainda que você esteja empreendendo por necessidade, com um planejamento adequado e execução constante será possível alcançar o desejado.

Os empreendedores de sucesso geralmente têm motivações semelhantes, como conquistar uma independência financeira ou mudar a vida das pessoas. Por isso, esses empreendedores possuem resiliência para superar desafios e conquistar seus objetivos.

Essa forma de agir e pensar dos empreendedores se chama de visão empreendedora.

E embora a maioria das pessoas acredite que empreendedores dos países em desenvolvimento empreendem por necessidade, essa afirmação não se mostrou verdadeira no Brasil.

Até 2019, a maioria dos empreendedores brasileiros havia percebido uma oportunidade de empreender no mercado e por isso abriu seu negócio e não pela necessidade de ter uma renda de subsistência.

O empreendedorismo no Brasil

O Brasil deve atingir um recorde histórico em relação ao número de empreendedores. Isso se deve tanto ao crescimento que já estava acontecendo de uns anos para cá, mas  principalmente em razão da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Pelo último levantamento feito pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em  2019, existe um total de 53,4 milhões de brasileiros realizando alguma atividade empreendedora, seja a criação de um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já aberto.

Segundo o mesmo relatório, também é possível perceber que referente à idade, as pessoas na faixa dos 18 aos 44 anos apresentam uma intensidade no envolvimento com atividades empreendedoras em estágio inicial. Já a partir dos 45 anos esse número cai dando espaço aos empreendedores já estabelecidos que vai até os 54 anos.

Quanto aos tipos de empreendimento no Brasil, mesmo não sendo viável catalogar todos os segmentos de negócio atuantes no mercado, é possível segmentar quais os tipos de empreendimento mais promissores atualmente no Brasil. Isso porque alguns formatos e modelos já foram testados, aperfeiçoados e validados.

Segundo o levantamento feito pela Startse, plataforma de conteúdo para startups, os tipos de empreendedorismo que estão em alta no Brasil são: Empreendedorismo digital, Empreendedorismo social, Empreendedorismo feminino e Empreendedorismo aplicado à agricultura.

O empreendedorismo digital e o social são os que mais crescem no Brasil, isso porque são mais acessíveis. Por isso vamos trazer dicas que todo empreendedor deveria saber para auxiliar você a começar ou melhorar seu negócio digital ou social!

Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo digital, como disse, cresce cada vez mais no Brasil e assim vai continuar, principalmente pela aceleração do acesso à internet causada pela pandemia.

Quase 65% dos brasileiros têm acesso à internet, então além de estar em expansão o mercado virtual já é imenso.

Algumas das maiores empresas da atualidade empreendem digitalmente, como é o caso de aplicativos de entrega como iFood e Rapp, aplicativos de transporte como Uber e BlaBlaCar, reservas de hospedagem como Airbnb e Booking e marketplaces e e-commerce como Mercado Livre e Enjoei. Além de inúmeros outros exemplos como clubes de assinaturas, fintechs (startups focadas em sistemas financeiros como Nubank) e aplicativos de prestação de serviço.

O mais interessante é que algumas dessas grandes empresas cresceram possibilitando que outras pessoas conseguissem renda a partir da prestação de serviço. Assim, essas empresas atuam apenas como intermediário entre a prestação de serviço e não prestando diretamente.

Porém, não é apenas de grandes startups que o empreendedorismo digital é feito!

Na verdade, esse mercado cresce por ser acessível. Afinal, ele não demanda uma estrutura física complexa, com apenas uma ideia e plano de internet já dá para começar um negócio digital com pouco investimento inicial!

Por isso, a seguir, deixo três dicas para empreender digitalmente de forma simples:

Dicas para empreender digitalmente

1 – Você pode usar suas redes sociais (ou blogs e sites, caso tenha) para vender infoprodutos, divulgar serviços com marketing de afiliados ou criar sua própria loja virtual ou vender online via marketplaces.

2 – Infoprodutos é a venda de produtos ou ferramentas digitais que geram conhecimento, por ex. e-books, planilhas ou cursos online em plataformas como Hotmart, Udemy, Profes, Alura, etc. Você pode se tornar um produtor de conteúdo compartilhando seu conhecimento, ou vendendo produtos que você e sua renda de contatos podem se identificar mais.

3 – Você pode se inscrever em sites de prestação de serviço para divulgar seus serviços online ou encontrar propostas de serviço que podem ser feitas em sua casa. Algumas plataformas são: 99 freelas, Workana, 20 Conto, GetNinjas e etc.

Empreendedorismo Social

Lembra que falei que a maior parte dos empreendedores brasileiros empreende por oportunidade?

Pois é! O empreendedorismo social também é um dos que mais cresce no Brasil, todos os dias percebemos os problemas do nosso país, seja na educação, saúde, distribuição de renda, moradia ou meio ambiente, por exemplo.

Os empreendedores sociais criam soluções para dores enfrentadas pela sociedade diariamente. Essas pessoas usam sua criatividade para solucionar problemas e fortalecer causas sociais e ainda ganhar dinheiro com isso!

Isso mesmo, você leu certo, eu disse ganhar dinheiro, o empreendedorismo social não é ONG (Organização Não Governamental), por isso tem objetivos financeiro e gera lucro. Então, se você tem paixão por alguma causa, transforme ela em seu empreendimento e ganhe renda fazendo aquilo que acredita que gera impacto social.

Segredos de como se tornar um empreendedor de sucesso

Agora chegamos ao momento tão esperado! 

Aqui vai as dicas para se tornar um empreendedor de sucesso. Não importa qual ramo do empreendedorismo, esses passos podem te auxiliar.

Planejamento e metas é o mínimo para começar

Planeje suas ações e mensure métricas e indicadores de sucesso em tudo que fizer, acompanhe os números traçados. Se você tiver clareza do planejamento e tiver números para acompanhá-lo, fica mais fácil perceber as razões pelas quais você pode estar falhando e o que fazer para obter mais resultado.

Metas estabelecidas

“Quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. A frase é uma das mais usadas em eventos de empreendedorismo para explicar a importância de ter objetivos e metas. Empreendedores de sucesso só trabalham com objetivos muito bem definidos e com metas claras.

É interessante destacar que objetivo e meta têm conceitos diferentes. Objetivo é exatamente onde se quer chegar. Já as metas definem os caminhos necessários para chegar até o objetivo.

Iniciativa

Uma característica que pode ser encontrada em empreendedores de sucesso é a iniciativa para enxergar oportunidades em lugares que poucas pessoas procuraram. Além disso, ele também tem iniciativa para ir em busca do que realmente deseja. Um empreendedor jamais espera que outra pessoa resolva o seu problema.

Persistência

Empreender é um caminho muito longo no qual o empreendedor irá se deparar com vitórias e fracassos. É bem provável que em determinados momentos ele pense em desistir. Contudo, sua vontade de conquistar o sucesso é muito maior. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência”.

Comprometimento

Ser comprometido não é uma característica simples, pois envolve estar 100% inteiro e realizar sacrifícios pessoais. Contudo, ela é fundamental para quem busca o sucesso. O empreendedor, além de se comprometer em se entregar 100%, também se responsabiliza pelos sucessos e fracassos tanto das decisões da equipe quanto suas.

Autoconfiança e independência

As duas características são extremamente relevantes para um empreendedor. Isso porque a autoconfiança permite que ele possa agir com mais liberdade. Já a independência faz com que ele siga pelo caminho que realmente acredita.

Ou seja, as duas características juntas fazem com que o empreendedor se destaque em tudo o que faz.

Não existem atalhos, mas existem ferramentas

Busque por ferramentas que irão otimizar o seu negócio e facilitar o seu trabalho, existem várias opções gratuitas e pagas por aí. A tecnologia está aí e existe tudo na internet, por isso pesquise e utilize aplicativos, ferramentas, extensões e programas que podem facilitar seu trabalho. 

Ferramentas também são metodologias que você pode aplicar no seu negócio, por isso invista também em conhecimento, consultorias, assessorias, cursos e demais infoprodutos.

Conhecimento é diferencial

É necessário conhecer seu mercado, seu cliente e todos os outros fatores que podem influenciar seu negócio. Por isso, primeiro compreenda o mercado em que você está se inserindo, depois entenda com muita profundidade para quem você irá vender e, por fim, os fatores que podem influenciar o seu sucesso.

Qualidade é mais importante que Quantidade

Não se preocupe apenas em aumentar as vendas, mas também em aumentar a qualidade de seus resultados, assim poderá cobrar melhor pelos serviços. Além disso, qualidade atrai clientes, o melhor tipo de divulgação ainda é indicação, quando as pessoas não ficarem satisfeitas com seu serviço serão detratores do que você oferece e é mais difícil construir uma reputação.

Correr riscos

A maioria das pessoas sofre com um medo paralisante e não conseguem se arriscar e mudar. Já o empreendedor tem em mente que correr riscos, moderados, é necessário. Mas, não seja inconsequente!

Os riscos devem ser calculados, ou seja, analisar com cuidado, todo o cenário e verificar qual a chance de sucesso e fracasso. Somente a partir disso, decida se arriscar em novas oportunidades de negócios.

Rede de contatos

Desenvolva redes de contatos. Renomados do empreendedorismo sabem que, vivendo em sociedade, não é possível conquistar o sucesso sozinhos. Sendo assim, todos possuem uma boa rede de contatos.

Os contatos são extremamente importantes para os empreendedores, pois, além de permitirem ter acesso às novidades do mercado, podem possibilitar novas parcerias e negócios.

Conclusão

Como vimos ser empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis, por que ainda requer, a resiliência para não se abater nas dificuldades e continuar empreendendo.

A boa notícia, é que temos diversas formas de empreender, com o advento da internet.

Empreendimentos que antes não seriam possíveis e, agora, tornaram-se opções para qualquer tipo de pessoa, muitas vezes até como o “plano B”, gerando renda extra e movimentando a economia.

Tenha foco, disciplina de execução e se preocupe com os resultados que você irá entregar. Só depois de entrar no mercado você conseguirá entender o que está dando certo ou errado, por isso mais importante do que planejar é validar.

E não adianta ser uma pessoa com ótimos planos, mas com pouca ação, quando você empreende só depende de você, por isso consistência é a chave.!

O empreendedorismo, assim como qualquer outra forma de trabalho, requer disciplina, força de vontade e na maioria das vezes estudo sobre o novo negócio. Pois o bom “CHA”, Conhecimento, Habilidades e Atitude, continua representando muito do que os empreendedores necessitam para ter sucesso.

Além de tudo dito até aqui, nunca deixe a gestão financeira do seu negócio para depois. Não conheço nenhum empreendedor que criou um negócio de sucesso sem se preocupar com as finanças do negócio.

Por isso, se não tiver as competências necessárias na área financeira para tocar um negócio, busque capacitação! E, para isso conte com cursos e treinamento voltados para área financeira da Treina Mais.

Conheça a Treina Mais Treinamentos

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.