13 conceitos contábeis que todo empreendedor deve conhecer

Hoje vou explicar 13 dos principais conceitos da contábeis ligados a gestão dos negócios que todos os empreendedores precisam conhecer e saber o que eles representam nos negócios.

É sabido que a contabilidade tem se mostrado cada vez, mais importante para os negócios e para os empreendedores, uma vez que fornece informações necessárias para ajudar na gestão do negócio.

Através do conhecimento destes conceitos contábeis, você saberá o que cada um deles representam e a sua importância para os negócios.

Então vamos conhecê-los!

10 Conceitos contábeis ligados ao mundo dos negócios

Começamos pelas receitas

Conceito de Receitas

Na contabilidade receitas são todos os valores que o negócio tem a receber. Estes valores são considerados pela contabilidade a partir da emissão das notas fiscais de produtos ou de prestação de serviços. E outra coisa, receita na contabilidade, não depende do recebimento.

Então, o negócio vendeu e emitiu nota fiscal, a contabilidade já reconhece isso como receita, mesmo que ainda não tenha recebido.

Já falamos de receitas, agora vamos entender o que são despesas

Conceito de Despesas

Despesas, são todos os valores que a empresa tem a pagar. Estes valores são oriundos das notas fiscais emitidas pelos fornecedores, pelos tributos que são cobrados das empresas pelos governos municipal, estadual e federal, pela folha de pagamento que as empresas têm a pagar, por contratos em geral como é o caso de aluguel, água, luz e outros.

E assim como as receitas, a contabilidade considera estas despesas, independentes de terem sido pagas ou não.

Temos os custos, que usualmente é confundido com despesas, mas que na contabilidade e, até nas finanças tem conceitos diferentes.

Leia Também: 16 TOP Estratégias financeiras para aplicar nos negócios

Conceito de Custos

Custos, são todos os gastos relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, os custos estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim, como, por exemplo: compra de matéria-prima, compra de insumos para utilizar na prestação de serviços e outros.

Assim, custos e despesas são coisas diferentes, uma vez que as despesas não têm relação direta com a produção ou a prestação de serviços e os custos estão diretamente ligados.

O conjunto de custos e despesas, chamamos na contabilidade de gastos.

Gastos sim, é tudo que negócio tem que desembolsar no negócio, quer seja, despesas ou custos.

Estes conceitos de receitas, despesas e custos, são importantes para entendermos de onde saem o resultado de um negócio. E para isso é utilizando o DRE, Demonstrativo de Resultado de Exercício.

Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

Este é exatamente a principal função de um DRE, demonstrar de forma detalhada qual foi o resultado do negócio, para isso, especifica as receitas, despesas, custos de produção, impostos, etc

Por este demonstrativo ser detalhado, o empreendedor consegue acompanhar onde precisa focar sua atenção para melhoria do resultado.

Conceito de Regimes Contábeis

Os regimes contábeis é o critério adotado para o registro dos valores das transações das receitas e despesas dos negócios para apuração do lucro ou prejuízo de um determinado período. Os 2 regimes mais conhecidos são regime de competência e caixa.

No regime de competência as receitas e despesas são contabilizados no mês em que ocorreu a transação, independente se hoje o pagamento ou recebimento. Este regime que a contabilidade utiliza por determinação da legislação vigente.

É através deste regime que são emitidos os relatórios contábeis como o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), que falei anteriormente.

Já no regime de caixa as receitas e despesas são reconhecidos, quando o dinheiro efetivamente entra ou sai. Este é o regime que trabalhamos no financeiro das empresas e o principal relatório que utiliza o regime de caixa é o fluxo de caixa.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil, econômica e financeira, que apresenta a situação do negócio em um determinado período, que geralmente reflete a situação de janeiro a dezembro do ano.

Uma das principais utilizações do balanço patrimonial é analisar a situação do patrimônio da empresa. Por exemplo, se o patrimônio baixou, significa que a empresa teve prejuízo no período; se aumentou, teve lucro.

Conceito de Patrimônio

Na contabilidade Patrimônio é o nome que se dá ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Geralmente, usa-se o termo “patrimônio líquido”, que é o saldo positivo resultante da diferença entre os ativos, que são todos os bens e direitos e passivos que são todas as obrigações financeiras a serem pagas a terceiros.

Já que falei de ativos e passivos, deixa eu explicar o que são bens, direitos e obrigações.

Os bens são todas as coisas que possuem valor econômico e podem ser revertidas em dinheiro. Exemplo de bens são, Imóveis, Veículos, Dinheiro, Computadores, Móveis e utensílios e outros

Os direitos são os valores que o negócio ainda não recebeu, mas pode obter nas próximas semanas ou meses. Exemplo de direitos, temos contas a receber, duplicatas a receber e outros.

E as obrigações são os valores que a instituição deve pagar, suas dívidas. As obrigações são as contas a pagar que o negócio possui, com fornecedores, funcionários, o governo através dos impostos, bancos e outros.

Conceito de Capital Social

Faz parte do patrimônio do negócio e mais precisamente do patrimônio o capital social, que é o valor investido pelos sócios para constituir a empresa.

O termo contábil Capital Social é o dinheiro usado para adquirir equipamentos, imóveis, custear as atividades iniciais, quando a empresa ainda não estiver operando. O capital social é a soma de todos os investimentos aplicados no momento de abertura da empresa.

EBTIDA

O EBITIDA é uma sigla proveniente do inglês que significa, Earning Before Interest, Taxas, Depreciation and Amortization, ou em português é o que conhecemos com Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Este termo é apresentado em uma das linhas do DRE, demonstrando qual foi o resultado operacional do negócio. Em outras palavras, este termo reflete o quanto o negócio deixou de dinheiro para pagar eventuais juros, imposto de Renda e Contribuição social, depreciação e amortizações.

Enfim, demonstra a capacidade que o negócio possui de gerar caixa a partir da sua eficiência operacional.

Somente após isso temos o lucro líquido ou lucro do exercício que entre outras coisas é o valor que terá disponivel para o empreendedor, chamamos também de resultado.

Resultado

O valor do Resultado varia de acordo com o desempenho da empresa. Ele serve para verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo no período analisado. Ele é importante, pois traz informações interessantes para a elaboração do planejamento do negócio.

Leia Também: Tudo que você precisa saber sobre contabilidade online

Planos de Contas

Plano de contas é uma estratégia de categorização e organização das contas da empresa. Desta forma, ele é um documento que serve para organizar as movimentações financeiras e as informações que são utilizadas como base para a elaboração das demonstrações contábeis anteriormente citadas.

Não somente a área contábil utiliza a categorização pelo plano de contas, como também a área financeira dos negócios, com o mesmo objetivo de organizar e acompanhar as movimentações agrupadas nestas contas.

Você sabe que todos os negócios pagam impostos, não é?

Para estes impostos serem cobrados das empresas é necessário reconhecer o regime tributário em que está inserido o negócio, por isso, vamos saber o que são regimes tributários.

Regimes Tributários

Regimes tributários é a maneira pela qual os negócios sofrem a cobrança dos diversos impostos envolvidos na sua atividade.

A definição de qual regime tributário o negócio poderá ser inserido leva em consideração o faturamento, à área de atuação e o porte da empresa.

Atualmente no Brasil, possuímos regimes tributários para os negócios, que são:

  1. MEI, exclusivo para o microempreendedor individual
  2. Regime do Simples Nacional
  3. Regime do Lucro Presumido
  4. Regime do Lucro Real

Cada um deste regimes, possuem vantagens, desvantagens e impedimentos para que os negócios possam se enquadrar ou não.

Para o empreendedor é importante conhecer os regimes tributários para que possa discutir com a sua contabilidade formas de pagar menos impostos, estar de acordo com a legislação e manter a empresa legalizada.

Conceito de Lucratividade e Rentabilidade

A principal diferença entre lucratividade e rentabilidade, que são dois indicadores de saúde financeira de um negócio, é a maneira como eles comparam o lucro da empresa.

Enquanto a lucratividade analisa o lucro levando em consideração o faturamento real, a rentabilidade faz a análise a partir do investimento feito no negócio.

Vamos a um exemplo para você entender:

Imagine que um negócio fature anualmente 100 mil reais. Com esse faturamento obteve um lucro de 15mil reais no período. E ainda, que para gerar este lucro, o empreendedor preciso investir o valor 10mil reais.

Assim temos que a lucratividade do negócio que é calculada dividindo o valor do lucro pelo faturamento foi de 15%

E a rentabilidade do negócio, que calculamos dividindo o lucro por pelo valor investido, foi de 150%. Ou seja, para cada 1 real investido pelo empreendedor o negócio devolveu 1,50, pagando o investimento e ainda deixando 0,50 (50%) de rentabilidade sobre o valor investido.

Então o objetivo final de qualquer negócio é buscar que estes 2 indicadores sejam positivos.

Conceitos Contábeis

É imprescindível que os empreendedores e gestores dos negócios conheçam estes e outros conceitos contábeis ligados aos negócios, isso porque uma das suas atividades deve ser de acompanhar a contabilidade do negócio, uma vez que ela é o reflexo para o público externo, principalmente para os bancos e fornecedores de como caminha a saúde financeira do negócio.

Além disso, compreender conceitos contábeis e suas aplicações práticas permitem maior eficiência na gestão financeira e do negócio como um todo, porque através dos relatórios fornecidos pela contabilidade é possível tomar as melhores decisões estratégicas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.