ABC FINANCEIRO DO EMPREENDEDOR

O mundo dos negócios e do empreendedorismo é verdadeiramente cheio de termos, jargões e palavras, onde pessoas menos envolvidas no meio, podem facilmente não compreender o que se trata.

Para ajudar a todos que desejam ter familiaridade com alguns termos utilizados no mundo dos negócios, empreendedores e finanças, fiz este pequeno ABC FINANCEIRO, com os termos que considero mais importante que você conheça e possa dominar a linguagem do empreendedorismo.

ABC Financeiro

Com mais de 40 definições abrangentes e atualizadas, este dicionário vai te ajudar a:

  • Compreender com clareza o significado de cada termo, desde os conceitos básicos até as ferramentas mais avançadas.
  • Interpretar com segurança relatórios financeiros, notícias do mercado e documentos importantes.
  • Tomar decisões estratégicas com base em informações precisas e confiáveis.
  • Comunicar-se com eficiência com outros profissionais, investidores e parceiros.

Leia Também: Aprenda a calcular o LUCRO do seu NEGÓCIO

A

Amortização

É o abatimento gradual de uma dívida, por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor.

Ativo

Conjunto de bens e direitos de uma empresa. Como bens, podemos relatar os veículos, as máquinas e equipamentos. Como direitos temos tudo que a empresa tem a receber de seus clientes, por exemplo.

Aval

É uma garantia dada por uma pessoa física (ou jurídica), que se responsabiliza pelo pagamento da dívida, caso o tomador do crédito não honre seu compromisso. Por exemplo, se sua empresa for captar um empréstimo no banco, você como empreendedor e responsável pela empresa deve honrar pelo pagamento, caso a empresa não consiga. E assim, é da mesma forma, caso a empresa não seja sua, mas você seja o avalista.

B

Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é a principal demonstração financeira de uma empresa (relatório contábil). Esse documento apresenta o balanço entre as obrigações (a pagar) e o patrimônio líquido versus os bens e direitos (a receber) de uma empresa. É realizado sobre um período determinado (normalmente anual). O balanço patrimonial expressa os bens, direitos e obrigações de uma empresa.

Budget

Termo em inglês que significa orçamento empresarial. Normalmente é utilizado no ambiente empresarial para se referir ao orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa ou por um departamento de uma empresa.

Benchmarking

Processo de comparação da performance da empresa com outras empresas do mesmo setor ou segmento.

Business plan

Plano de negócios, documento que descreve os objetivos da empresa, estratégias de mercado, plano de marketing, projeções financeiras e outras informações importantes.

C

Capital de giro

São os recursos financeiros utilizados para cobrir os custos do dia a dia da empresa e para sustentá-la entre o pagamento de despesas e o recebimento da receita de clientes.

Capital Social

Capital Social é o valor em bens ou dinheiro com o qual os sócios contribuem para uma empresa, o termo é utilizado para se referir ao investimento inicial realizado pelos proprietários. Esse valor pode ser modificado ao longo do tempo com o aumento ou redução do capital investido pelos sócios na empresa.

Custo

Custos são todos os desembolsos que incide e afeta diretamente no preço de aquisição e/ou a produção de um produto.

CMV

O Custo da Mercadoria Vendida é a soma dos custos diretos com a produção ou compra de produtos para venda. Este custo representa o valor que um produto ou serviço tem para os negócios ao serem vendidos.

Crescimento Orgânico

Aumento da receita ou do lucro do negócio sem a necessidade de realizar aquisições ou fusões. É o próprio negócio crescendo através da sua operação.

D

Desembolso

É o pagamento de qualquer gasto efetuado pela empresa, resultante da aquisição do bem ou serviço.

Despesas

Despesas se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas.

D+0, +1,…

Terminologia usada no mercado para definir data em que se realizou a operação e a data em que se realiza a liquidação.

Déficit

É o lucro que os negócios apresentam quando as receitas superam as despeasasSituação em que as despesas da empresa superam as receitas.

E

Endividamento

Aqui nos referimos a uma forma de avaliar a saúde financeira da empresa, com base na relação entre passivos exigíveis – isto é, o valor das suas dívidas – e ativos. Isso revela qual é a capacidade da empresa para cumprir com suas obrigações de pagamento.

Ebitda

O Ebitda, ou Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, é um indicador financeiro que mede a capacidade da empresa de gerar caixa a partir de suas operações. Ele é calculado a partir do lucro líquido, adicionando-se juros, impostos, depreciação e amortização.

Leia Também: APRENDA a calcular o custo do colaborador para o negócio

F

Faturamento

Faturamento é o montante financeiro que entra no caixa da empresa em determinado período, contabilizado a partir de vendas dos seus produtos e/ou serviços.

Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é o controle da movimentação financeira (entradas e saídas de recursos financeiros), de um período determinado, de uma empresa.

Franchising

Modelo de negócio em que uma empresa (franqueadora) concede a outra empresa (franqueada) o direito de usar sua marca, produtos e serviços.

G

Garantia

É um ativo, um título de crédito, um contrato, uma fiança ou um aval que o banco exige para conceder um crédito com menor risco.

Giro de Caixa

Indicador de análise financeira que indica o número de vezes por ano que o caixa de uma empresa gira. Ele informa o número de vezes que o capital circula – ou seja, entra e sai do caixa da empresa, em um período de 12 meses.

H

Hot Money

É recurso financeiro de curtíssimo prazo. É uma linha de crédito para atender eventualidades que a empresa tenha. Seus juros são quase sempre acima dos outros empréstimos.

Hedge

Hedge é uma estratégia de proteção contra riscos financeiros, como variações cambiais, de preços de commodities ou de taxas de juros. A estratégia de hedge envolve a realização de operações em mercados opostos ao mercado que se deseja proteger. Por exemplo, um importador que compra produtos em dólar pode realizar um hedge cambial para se proteger contra a desvalorização do real em relação ao dólar.

Holding

Holding é uma empresa que possui participação em outras empresas, controlando-as ou não.

I

Inadimplência

Ocorre quando alguém deixa de pagar uma dívida ou um compromisso financeiro assumido, pode ser seu cliente, você ou sua empresa.

Imposto

Todo cidadão brasileiro é obrigado a pagar algum tipo de imposto, sendo que este encargo pode ser municipal, estadual e federal. Portanto, você deve pagá-lo para manter a sua saúde financeira em dia e também para não se comprometer com juros e multas.

J

Joint Venture

O Joint Venture é uma parceria entre duas ou mais empresas para um projeto específico, combinando recursos e expertise. Tem como objetivo compartilhar riscos, custos e conhecimentos para alcançar um objetivo comum que seria difícil ou inviável para cada empresa individualmente.

Juros

Juros são a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item) entre duas ou mais partes. É como se o tomador do empréstimo pagasse um aluguel pelo dinheiro que lhe foi cedido.

L

Linha de Crédito

É um acordo sujeito a revisões periódicas, que um banco e um cliente fazem para tomar crédito de forma simples, dentro de um limite previamente estabelecido.

Lucro

É o montante financeiro que sobrou daquilo que foi faturado, deduzidas todas as despesas operacionais e tributárias destinadas à produção e à venda, as quais a empresas tem que pagar.

M

Margem de Contribuição

É o percentual de cada R$ 1 em vendas, que sobra depois de serem descontadas todas as despesas variáveis.

Markup

Índice multiplicador utilizado sobre o custo de um produto e/ou serviço para a formação do preço final de venda, utilizando como variáveis as despesas fixas e variáveis, e a margem de lucro estimada.

N

Nota Fiscal

A nota fiscal, hoje na sua grande parte eletrônica, serve para controlar a tributação relativa à comercialização de produtos e serviços em todo o território nacional.

Leia Também: 4 INCRÍVEIS nichos de negócios para você EMPREENDER

O

Orçamento

É um planejamento financeiro para demonstrar as receitas de vendas, custos e despesas projetadas de um determinado período, afim que possa ser conhecido um resultado

P

Passivo

São recursos , próprios e de terceiros, que a empresa capta para financiar seu Ativo.

Ponto de Equilíbrio

Termo usado para determinar o nível de vendas necessário para que uma empresa consiga cobrir todos seus custos fixos e variáveis. Onde o lucro é zero.

R

Receita bruta

São os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços.

Rentabilidade

É o retorno sobre o investimento realizado. É normalmente definida em porcentagem, como 10% ao ano, por exemplo.

ROI

ROI (Return on Investment) Retorno sobre o investimento é um indicador que mede a rentabilidade de um investimento.

S

Sócio

Aquele que entra junto com o outro (sócio) em uma combinação (sociedade) onde ganhos e perdas, riscos e recompensas, são divididos entre os eles.

Startup

Empresa de rápido crescimento, geralmente inovadora e com alto potencial de escalabilidade.

T

Ticket Médio

É o valor médio das vendas de um determinado estabelecimento comercial, obtido pela divisão do valor total das vendas, em determinado período pelo número vendas efetuadas no período.

Tributos

Correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas).

V

Valor de Mercado

Valor de Mercado é o valor de uma empresa. Esse valor, geralmente, é atribuído pelos investidores.

Vantagem Competitiva

Conjunto de fatores fundamentais que influem na diferenciação de produtos e serviços oferecidos por uma empresa, dentro de um ambiente de concorrência econômica.

Valuation

Processo de avaliação do valor de uma empresa.

Conclusão

Como ser empreendedor não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, por causa dos vários desafios e, além destes, ainda temos vários termos que a cada dia entram no vocabulário dos negócios. Este pequeno ABC Financeiro do empreendedor é uma maneira de manter-se atualizado com os termos utilizados no mundo dos negócios.

Lembre-se: o aprendizado é contínuo. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do mercado financeiro e explore outras fontes de conhecimento para ampliar seus conhecimentos e fortalecer suas habilidades.

E pensando em contribuir mais, criei um e-book com mais de 100 termos financeiros e do mundo dos negócios. Para ter acesso clique aqui.

Até mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.