Preparei 16 TOP estratégias financeiras para compartilha com você. São estratégias para serem utilizadas nos negócios para resolver problemas ou para melhorar a performance financeira.
Podemos conceituar estratégia como a arte de explorar as melhores opções para atingir determinados objetivos e falando no mundo dos negócios, podemos dizer ainda, que a estratégia deve considerar os objetivos da empresa, levando em consideração o mercado, os recursos humanos e financeiro e as tendências.
Estratégias Financeiras
Logo, podemos dizer que estratégias financeiras são formas de gerenciar os recursos financeiros, ou seja, o dinheiro do negócio em busca de atingir objetivos pré-estabelecidos, como geração de lucro, aumento do lucro e lucratividade, diminuição dos custos e despesas, aumento das vendas, diminuição da inadimplência e muitos outros objetivos que os negócios podem estabelecer de acordo com momento em que estejam passando.
Entenda então, que é preciso cuidado e muita atenção nas estratégias financeiras que se venha adotar para o negócio, visto que os problemas com planejamento e controle financeiro estão entre os principais fatores que causam o fechamento das pequenas e médias empresas.
Por isso, traçar estratégias financeiras eficientes é fundamental para o sucesso dos negócios. E, é com isso que vou te ajudar a partir de agora, com 16 estratégias financeiras que podem ser implementados nos negócios, hoje mesmo!
Então vamos conhecer:
Gerenciar fluxo de caixa
Não tem como traçar alguma estratégia financeira para negócio se não tiver um mínimo de controle sobre a movimentação do dinheiro, por isso, estou elencando o gerenciamento do fluxo de caixa, coma primeira estratégia que deve ser implementada.
Através do gerenciamento adequado do fluxo de caixa, os empreendedores e gestores, podem acompanhar a evolução das receitas e despesas e assim, entender se precisa desenvolver alguma ação se constatar descasamento acentuado entre entradas e saídas de recurso, que farão com que o caixa sobre por muitos dias sem recursos suficientes para realizar os pagamentos.
Diversificação de receitas
A diversificação de receitas é uma estratégia importante para melhorar a saúde financeira e oxigenar o caixa com outros recursos financeiros.
Esta estratégia financeira consiste em buscar fontes adicionais de receitas, tais como novos produtos ou serviços, parcerias estratégicas que permitam gerar algum caixa adicional, patrocínios.
O negócio ainda pode buscar por novos canais de vendas, como internet, redes sociais, WhatsApp, criação de programas de fidelidade que tragam os clientes mais vezes para o negócio, além de promoções e ofertas especiais.
Leia Também: Estratégias e ações para reduzir as dívidas do seu negócio
Redução das dívidas
A redução das dívidas é outra estratégia que ajuda a melhorar a saúde financeira. Esta estratégia financeira envolve o estudo dos empréstimos e dívidas para determinar se há formas de otimizar o pagamento deles.
Outras formas que pode ser trabalhada para buscar a redução da dívida, gerando folga mensal para o caixa, incluem a renegociação de empréstimos, a transferência de dívidas de longo prazo para o curto prazo, a refinanciamento.
Falando em refinanciamento de dívidas está é a 4ª estratégia financeira
Refinanciamento de dívida
Se o negócio tiver dívidas com juros altos, mesmo que as parcelas mensais não estejam pesando no fluxo de caixa, você pode buscar a estratégia de refinanciamento destas dívidas junto a instituições financeiras.
Esta é uma estratégia financeira, que o negócio pode utilizar tanto para dívidas bancárias como forma de aumentar o prazo e/ou diminuir os juros, de modo que o valor mensal fique mais tranquilo dentro do fluxo. Como pode ser utilizada para quitar dívidas diversas, alongando o pagamento e com isso ganhando tanto folego financeiro quanto operacional.
Muito possivelmente esta estratégia gozara de melhor resultado se o negócio ou o empreendedor puder oferecer algum bem como garantida, pois neste caso, as taxas de juros são muito menores.
Quite as dívidas com juros maiores
Pode parecer óbvio, mesmo assim vou dizer, dívidas com cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais (utilizados para o negócio), possuem os juros mais altos do mercado e, quanto mais você manter estes pagamentos ou não, mais juros você terá pago.
Então, sempre que possível estude a quitação das dívidas com maiores juros ou utilizar a estratégia que disse antes de troca de uma com juros altos por outra.
Não quero dizer, que se possível não deva quitar as dívidas com juros menores, porque deve sim! Mas elas podem ficar como prioridade 2 no seu plano.
Crie políticas financeiras
Políticas financeiras são procedimentos de pagamento e recebimentos que objetivam disciplinar como os assuntos devem ser tratados pelas áreas e setores do negócio.
Um exemplo de política financeira é a que envolve a área de vendas, que define que as vendas a prazo só poderem serem feitas através de cartão de crédito parcelado no máximo em 3x. Do mesmo modo que para vendas à vista, admite-se conceder desconto de até 10% no valor da compra.
Outro exemplo de política financeira, é no que diz respeito às compras, que só poderão ser efetuadas após a realização de 3 orçamentos em que a condição mais adequada será a selecionada. Como condição mais adequada, pode ser definido por exemplo, o prazo de entrega, preço e condição de pagamento, por exemplo.
Veja que estes exemplos de políticas financeiras que acabei de falar afetam diretamente o capital de giro e o fluxo de caixa, uma vez que definimos as formas e prazo de recebimento e as compras buscamos sempre a melhor condição de preço e pagamento.
Leia Também: 17 maneiras de reduzir GASTOS e aumentar o LUCRO
Reduza custos e despesas
Não tem como não falar de estratégias financeiras e não falar da redução de custos e despesas
A análise de custos é uma estratégia financeira que visa a redução dos gastos da empresa. Esta estratégia envolve o estudo e a comparação dos custos de produção, de fornecimento de serviços, de transporte e de marketing, entre outros. A análise de custos auxilia a identificar áreas onde é possível reduzir os custos, aumentando a margem de lucro do negócio.
Já com as despesas, faça uma lista bem detalhada de todas as despesas do negócio e analise friamente o que pode ser cortado sem que interfira no andamento das atividades. O que não for possível cortar, tente renegociar os valores e até, crie um programa interno de redução de despesas.
Faça planejamento tributário
Aproveite o início do ano para avaliar juntamente com o seu contador qual o impacto dos tributos no seu negócio, digo isso, porque é no início do ano mesmo que pode fazer a mudança do regime tributário do negócio.
Para que qualquer mudança possa ser feita é necessário que o negócio tenha informações como faturamento, folha de pagamento, despesas operacionais, investimentos, entre outras.
Por isso, a ajuda da contabilidade neste momento é essencial.
Se não for possível fazer qualquer alteração agora, desenvolva um planejamento com as melhores práticas de gestão para ser implementada ao longo do ano que permita fazer alteração do regime tributário.
E lembre-se, não pagar impostos não é planejamento tributário! É sim um problema para os negócios.
Controle seus estoques
Os estoques são determinantes para o sucesso financeiro do negócio. Estoques parados, sem venda, representam dinheiro parado. Falta de estoques para venda, representa perda de venda e consequente perda de receita.
Por isso, uma boa gestão de estoques deve identificar os itens que necessitam de reposição devido a alta demanda e aqueles que vão precisar desencalhar.
Lembre-se que dinheiro parado no estoque é desperdício de recurso financeiro que poderia ser aplicado em outra área do negócio.
Aumente a margem de lucro
Quanto maior a margem de lucro nas vendas, mais dinheiro sobra para no caixa do negócio.
Uma das possibilidades para aumentar a margem de lucro é negócio com os fornecedores em busca de melhores preços e condições de pagamento. Você também pode buscar a substituição de matérias-primas por outras mais baratas, desde que não impacte na qualidade do produto.
Controle a inadimplência
Para qualquer negócio ser sadio financeiramente, o controle da inadimplência é determinante. Por isso, como estratégia financeira, só venda a prazo através de cartão de crédito.
Caso tenha créditos a receber, realize a cobrança de todos os devedores, busque renegociar as dívidas propondo parcelamento ou desconto nos juros e multas e, para os que não conseguirem resolver, negative nos órgãos de proteção de crédito.
Leia Também: 6 Principais motivos que leva um negócio a quebrar
Crie uma reserva financeira
Aproveitando todas as estratégias anteriores, que farão o negócio melhorar de padrão financeiro, aconselho a criar uma reserva financeira para ser utilizada em emergência ou para investimentos no negócio.
Este fundo pode ser criado reservando um percentual do lucro mensal em conta separada. Digo em conta separada justamente para não ser utilizado em despesas do dia a dia.
Caso seu negócio ainda não faça apuração mensal do lucro, defina um valor que cabe no fluxo de caixa, para ser separado todo mês.
Este recurso da reserva, deve ser formado para ajudar em momentos de incerteza. De forma alguma, o empreendedor ou gestor, deve contar com este recurso para rodar o dia a dia do negócio. Para isso deve ser utilizado outro recurso.
Por fim, a formação dessa reserva deve ser realizada estrategicamente. Logo, os recursos destinados a ela não podem comprometer a manutenção e crescimento do negócio.
Separe as finanças
Para quem está começando a empreender, manter as finanças pessoais separadas das finanças do negócio é uma das principais estratégias. Já para quem ainda prática esta mistureba, deve estabelecer este objetivo para o negócio.
Manter as finanças misturadas, só causa problemas para o negócio e para o empreendedor, uma vez que fica difícil saber o que é despesa do negócio e qual é despesa do empreendedor e vice-versa, bem como interfere demais nos relatórios financeiros, não demonstrando corretamente o que acontece no negócio. Por isso, como estratégia, o empreendedor deve definir uma retirada mensal fixa que seja possível do negócio pagar e que seja suficiente para o empreendedor viver. Outros recursos que o empreendedor necessitar, deve se organizar financeiramente para utilizar quando o negócio distribuir o lucro, geralmente no final/início do ano.
Use a tecnologia a favor da gestão do negócio
Aqui não é bem uma estratégia financeira, mas sim uma dica. Se o seu negócio já ganhou certa musculatura financeira, não deixe de estruturar a gestão empresarial como um todo, utilizando tecnologia através de software integrados e web que garantem maior segurança para seu negócio.
Principalmente na área financeira, utilizar um software vai ajudar o empreendedor a gerir melhor os números e ter informações mais precisas que facilitam a tomada de decisão.
Como indicação de software integrados e web, com preços acessíveis para todos os empreendedores, você pode conhecer o Bling, Egestor e o Granatum.
A importância da gestão financeira
Para que as estratégias financeiras possam ser definidas e colocadas em prática nos negócios, a gestão financeira precisa estar sendo realizada minimamente.
Para isso, é necessário estabelecer os controles das
- Contas a Pagar
- Contas a Receber
- Controle das movimentações do caixa
- Controle das movimentações bancárias.
Como eu disse, isso é o mínimo que se pede de organização financeira para um negócio!
Estude gestão financeira
Para muitos empreendedores, será difícil criar estratégias financeiras eficazes sem conhecer os principais conceitos de gestão financeira. Por isso, uma das atitudes que você pode tomar é se aprofundar na área.
O caminho mais comum é fazer cursos, ler textos, assistir vídeos e outras formas. Então busque por cada uma delas e vai ampliando seus conhecimentos.
Para ajudar no seu desenvolvimento, sugiro o canal do youtube Financeiramente falando, que trás diversos vídeos sobre gestão financeira, empreendedorismo e negócios e os cursos e treinamento online na área financeira das empresas ministrados pela Treina Mais.
Conclusão
Neste artigo te falei sobre 16 estratégias financeiras que você adotar nos negócios hoje mesmo. Claro que uma ou outra estratégia podem não fazer sentido para o seu negócio neste momento, mas com certeza, muitas delas farão.
Como disse antes, para manter o financeiro do negócio organizado e consequentemente a saúde financeira em dia é importante possuir os controles financeiros principais implantados e em pleno funcionamento.
Lembre-se um financeiro forte, é sinônimo de um negócio forte e saudável.
0 Comentários