A importância da gestão empresarial para os negócios

Você sabia que muitos empreendedores, abrem os seus negócios, começam a trabalhar e depois de algum tempo se deparam com uma série de dificuldades no dia a dia? Dificuldades estas relacionadas a gestão do negócio como um todo, a chamada gestão empresarial.

Por isso, resolvi falar sobre a importância da gestão empresarial para os negócios.

A gestão empresarial

Administrar um negócio, também pode ser chamado realizar a gestão, mais precisamente a gestão empresarial. E essa, é uma das habilidades e conhecimentos que os empreendedores devem dominar para melhor tocar o dia a dia dos negócios.

Isso se deve ao fato da gestão empresarial ser um conjunto de ações e estratégia focadas no crescimento, na melhoria continua dos processo e resultados de um negócio e para isso, está embasada principalmente em três grandes pilares, que são os recursos necessários para desenvolver a atividade empresarial, que são pessoas, estrutura e finanças.

Por isso, realizar a gestão empresarial dos negócios baseadas em práticas modernas fazem a diferença na hora de tomar decisões, principalmente aquelas decisões mais estratégicas para o negócio.

Para isso, vou falar da gestão de pessoas, da gestão administrativa, muito relacionado a estrutura do negócio e só um pouquinho, um pouquinho mesmo, sobre gestão financeira, como forma de amarrar tudo.

Como disse, a gestão empresarial envolve principalmente estes três pilares e, de nada adianta você ser muito bom, ou muito dedicado a um e deixar os outros de lado. Assim o negócio fica meio capenga. Fica desiquilibrado e, daí surgem os problemas.

Então, vamos entender é que é essa gestão empresarial e no que ela afeta ou interfere nos negócios como um todo. Também vou falar como você faz para aplicar a gestão empresarial nos negócios.

A importância da Gestão Empresarial para os negócios

Gestão empresarial nos negócios

Gestão é o ato de administrar um negócio e, consiste em fazer isso de forma aproveitar com eficiência todos os recursos humanos, administrativos e financeiros que levarão o negócio a atingir os resultados almejados pelos empreendedores e gestores.

Por isso, um sistema de gestão empresarial deve ser baseado em estratégias e ações que conduzem o negócio a medir resultados, mensurar os problemas, evitar as falhas e corrigir os erros em cada um destes pilares.

É mais ou menos assim:
Você planeja, executa o que planejou, mensura os resultados, corrige ou melhora o que for necessário e volta a executar.

E isso acontece para tudo dentro do negócio!

Por isso, a gestão empresarial entrega vários benefícios para os negócios, dentre os quais vou descrever 7, que julgo importante.

Leia Também: Software de gestão financeira versus Planilhas financeiras

1. A gestão empresarial é muito mais que a gestão financeira

Por vezes, muitos empreendedores acreditam que por cuidar das finanças do negócio, estão realizando a gestão empresarial. Mas como vimos este é apenas um dos pilares.

Um sistema de gestão empresarial minimamente estruturado leva o empreendedor a conhecer o negócio além da parte operacional, pois demonstra através de métricas, dados e pesquisas, o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado.

Ele permite alinhar o operacional e vendas com as estratégias gerenciais para se alcançar os resultados pretendidos de forma mais rápida e sem perder a qualidade.

2. A gestão empresarial permite uma visão estratégica do negócio

É por meio da gestão empresarial que é possível descobrir soluções mais criativas e inovadoras colocadas em prática no mercado, expandir conhecimentos sobre a área de atuação e trazer novidades para dentro do negócio.

Pois o que era uma visão reduzida, apenas para dentro do negócio, com a gestão empresarial ganha escala estratégica e possibilita visualizar um quadro mais amplo do negócio e do mercado em que ele atua.

3. Melhora a comunicação interna na empresa

Isso acontece porque com um sistema de gestão empresarial, todos os setores e departamentos sabem o que devem fazer e, quais os problemas que o não cumprimento das suas tarefas pode ocasionar para o negócio. Coisa que dificilmente ocorreria em se não houve a gestão empresarial implantada e em funcionamento no negócio.

4. Clareza nos diferenciais do negócio

A gestão empresarial deve ser uma forma de evidenciar a todo mercado consumidor, os diferenciais do seu negócio, quando isso acontece, o cliente não se decidirá com base somente nos preços, mas, considerará também os diferenciais que o seu negócio possui.

5. Permite melhor conhecimento do mercado de atuação e dos clientes

A partir do momento que você conhece o mercado de atuação da empresa e as necessidades dos clientes, suas ações de marketing e propaganda tornarão mais eficientes, pois poderá comunicar como os diferenciais do seu negócio podem ajudar dos clientes a resolver suas necessidades.

6. A gestão empresarial contribui com a prevenção de falhas e riscos

Sabemos que o principal risco pelo que passa um negócio, é o encerramento das suas atividades intempestivamente, por causa da concorrência ou por falta ou má gestão financeira.

Mas existem os riscos de falhas envolvidas nas operações do dia a dia do negócio. Por isso, com processos mais organizados e eficientes que uma boa gestão empresarial proporciona, o negócio fica menos suscetível a erros e/ou retrabalhos e com isso os riscos também são menores.

E claro, que dentre os benefícios da gestão empresarial, não poderia deixar de falar da melhoria dos resultados.

Melhoria dos resultados

A consequência de todos os benefícios da gestão empresarial, deve ser de levar o negócio ao crescimento dos resultados.

Por isso os empreendedores ou gestores devem dedicar tempo para analisar os números do negócio, tanto os números financeiros, quanto operacionais, quanto indicadores de desempenho, pois somente desta forma terão claramente demonstrados quais são os rumos do negócio e poderão desenvolver ações de correção ou melhoria.

Agora que você conheceu alguns dos benefícios da gestão empresarial, quero falar sobre os empreendedores.

Será que todos os empreendedores, são gestores?

Está é uma ótima pergunta e, se você já acompanha meus vídeos deve ter se perguntado isso várias vezes, pois em muitos deles, faço distinção entre os empreendedores e gestores.

Então vamos entender isso!

Empreendedor é aquela pessoa que investiu seu tempo, dinheiro e conhecimento específico para montar um negócio. Ele pode ser o principal responsável por todas as rotinas operacionais e de gestão do negócio, ou pode contratar um profissional com conhecimento mais sólidos em determinada área para ser o gestor.

Por exemplo, durante muitos anos trabalhei como gestor financeiro de empresas. Meu trabalho era exatamente de um especialista em finanças para gerenciar todas as atividades financeiras dos negócios.

Isso acontece, justamente porque os empreendedores devem buscar profissionais mais capacitados para realizar aquelas atividades que ele não tem domínio ou não tem tempo suficiente para gerenciar.

Veja, não estou dizendo que um empreendedor não seja um gestor!

O que quero dizer é que muitas vezes não é possível para o empreendedor abraçar todas as rotinas de um negócio e geri-las com qualidade, por isso, ter um gestor que possa dividir as responsabilidades é a melhor forma de evitar o desiquilíbrio entre os pilares do negócio.

Leia Também: Orçamento empresarial passo a passo

Estruturando a gestão empresarial

Agora, vamos entender como você pode colocar a gestão empresarial em prática nos negócios.

Comece estruturando os departamentos do negócio

Se o negócio tiver área financeira, comercial, produção, compras e outras, é necessário que elas possuam recursos humanos e estrutura de trabalho para realizar as tarefas inerentes.

Além disso é necessário que os departamentos tenham suas rotinas operacionais definidas, possuindo a descrição das atividades e tarefas que são necessários realizar e o que se espera e o que isso tratará de resultados para a empresa.

À medida que este trabalho vai avançando você já está realizando o próximo passo

Mapear os processos internos

Por exemplo, para comprar insumos para a utilizar na produção é necessário que área de compras realize as seguintes atividades:

  • De posse da necessidade de compras enviada pela produção;
  • Deve realizar as cotações de preço para compra;
  • Negociar o prazo de entrega e a forma de pagamento;
  • Com a chegada do insumo, deve fazer o lançamento da nota fiscal no sistema gerencial e, se a compra for a prazo, enviar o processo para as contas a pagar.

Veja que este é um exemplo de processo de compra de insumos, mas que envolveu algumas atividades e, mais do que um departamento da empresa. E isso é assim mesmo, quando você começa a fazer este tipo de trabalho na empresa, descobre interdependência entre os departamentos que são vitais para o negócio funcionar.

Gestão de colaboradores

Outro aspecto importante na gestão empresarial é relacionado com pessoas, por isso, é necessário fazer a gestão dos colaboradores, colocando as pessoas certas nos lugares certos.

Para que isso ocorra de maneira correta, ter os departamentos e os processos mapeados farão que com que você possa delegar corretamente as tarefas a serem cumpridas, bem como fica mais fácil mensurar a produtividade, principalmente por tarefas realizadas.

A gestão de pessoas dentro da gestão empresarial deve ser tratada com grande importância, pois muitos negócios dependem de colaboradores treinados e motivados para se desenvolver e crescer.

Organização financeira

Outro aspecto na gestão empresarial que os empreendedores ou gestores devem ter atenção é com a organização financeira.

Por isso, implantar controles financeiros que possam garantir a organização e controle de toda movimentação de dinheiro, proporciona que o negócio possa ter previsibilidade da necessidade de dinheiro muito antes de acontecer, podendo adotar medidas saneadoras. Bem como é através dos controles na área financeira que é possível planejar futuros investimentos no crescimento do negócio.

E para que o negócio possa se desenvolver, crescer e fazer frente aos concorrentes e necessário que a gestão empresarial seja pautada por um planejamento.

Planejamento estratégico do negócio

Ele é estratégico, justamente por possibilitar que o empreendedor possa definir a essência do seu negócio, ou seja, sua razão de existir.

O planejamento estratégico consiste na definição de Missão, visão e valores do negócio e na definição dos objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

Desta forma, o empreendedor planeja os próximos passos de negócio e terá consciência se está indo no caminho certo ou não e, o que é necessário fazer para corrigir.

Então…

A gestão empresarial é imprescindível para qualquer negócio. Mesmo que hoje você seja ainda um pequeno empreendedor, ou trabalhe em uma empresa pequena, deve pensar no negócio com a cabeça de empresa grande e, possuir a gestão empresarial implantada, gerindo os 3 pilares que falei neste vídeo vai proporcionar o crescimento sustentado do negócio.

É notório, que negócios que se preocupam em aplicar uma boa gestão empresarial no seu dia a dia, tem cada vez melhores resultados, pois as decisões são tomadas com mais certeza, possui processo seguros que diminuem os erros e evitam o retrabalho e, tudo isso, colabora para redução de custos e aumento da lucratividade.

Ainda mais no Brasil, onde somos mais de 54 milhões de empreendedores, em um mercado competitivo e dinâmico e, em constante mudança, é indispensável que a gestão empresarial gere impacto positivo e possa diferenciar os negócios para o mercado e principalmente para os clientes consumidores.

Conheça a Treina Mais Treinamentos

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.