Você sabia que, com a aplicação de algumas estratégias de gestão, o desafio de buscar pelo crescimento ou estabilidade dos negócios pode se tornar mais fácil.
Por isso, para ajudar, vou compartilhar 5 estratégias de gestão essenciais para gerenciar os negócios e proporcionar a estabilidade e crescimento sustentável.
São estratégias simples que foram utilizadas por vários empreendedores e negócios de sucesso que você também pode e deve utilizar nos negócios.
Estratégias de Gestão
Vivemos em um mundo onde a competitividade é alta e as mudanças acontecem em ritmo acelerado, principalmente no mundo do negócios.
Para acompanhar todas essas mudanças, os empreendedores e gestores precisam não apenas reagir, mas também antecipar tendências e se adaptar rapidamente.
E esse é um desafio constante que os empreendedores devem enfrentar para manterem os negócios competitivos e estáveis.
É neste contexto que as estratégias de gestão que vou apresentar são importantes para ajudar os empreendedores a enfrentarem os obstáculos de crescimento e estabilidade dos negócios. E vamos a primeira estratégia de gestão.
A gestão das Finanças
Não existe estabilidade nos negócios e muito menos crescimentos em negócios que não possuem um financeiro forte.
Chamo de financeiro forte, aquele financeiro, dotado de controles financeiros essenciais, como os controles de contas a pagar, contas a receber, vendas, caixa e bancos, que possibilita aos empreendedores terem uma clara visão de de onde veio e para onde vai cada centavo do negócio.
A partir disso, é possível realizar um planejamento financeiro, que envolve criar previsões financeiras, controlar despesas, gerenciar fluxo de caixa e preparar-se para imprevistos.
E para isso o orçamento empresarial é uma peça importante do planejamento financeiro que permite monitorar as receitas, acompanhar os gastos e conhecer a lucratividade do negócio.
Ainda sobre a estratégia financeira, não posso deixar de falar do monitoramento constante do fluxo de caixa.
É através do fluxo de caixa que os negócios conseguem acompanhar a situação futura do caixa e implementar medidas que ajudem a minimizar a falta de dinheiro.
Um ótimo exemplo de como a gestão financeira é uma estratégia importante para o crescimento dos negócios está na história do McDonald ‘s.
No início, a gestão financeira do McDonald ‘s não era tão robusta. Com o tempo, e após a entrada de Ray Kroc, a empresa começou a adotar práticas financeiras mais rigorosas.
Kroc implementou sistemas de monitoramento financeiro em cada loja e introduziu um sistema de franquias que incluía treinamento financeiro para os franqueados.
Esse planejamento financeiro eficaz permitiu ao McDonald ‘s escalar de forma incrivelmente rápida e sustentável, tornando-se uma das maiores redes de fast food do mundo.
Leia Também: Orçamento empresarial passo a passo
A Gestão de Pessoas
Uma importante estratégia para o sucesso de um negócio é a gestão eficaz de pessoas, afinal um negócio não cresce se não tiver pessoas que contribuam com o seu desenvolvimento.
Veja o exemplo da google que é reconhecida por seu excelente ambiente de trabalho.
A empresa investe significativamente no bem-estar dos funcionários, oferecendo benefícios como alimentação gratuita, suporte à saúde mental e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Assim, além de buscarmos fornecer o melhor ambiente de trabalho para os nossos colaboradores, onde os mesmos se sintam bem em trabalhar, podemos ainda adotar programas de reconhecimento público e premiações para destacar o trabalho excepcional dos colaboradores, isso gera mais engajamento e senso de pertencimento ao negócio.
E para que os negócios tenham eficiência, é necessário contar com colaboradores treinados para executarem bem suas funções e rotinas. Por isso, oferecer programas de treinamento e educação garantem que os colaboradores estejam sempre atualizados com as últimas tendências e tecnologias do setor.
Leia Também: FLUXO DE CAIXA uma ferramenta para seu negócio
A Gestão de Processos
A gestão de processos é como um roteiro bem escrito para uma peça de teatro: ele guia as ações dos atores (os funcionários), define o cenário (o ambiente de trabalho) e garante que todos saibam seus papeis para proporcionar um espetáculo de sucesso (a entrega de produtos ou serviços de qualidade).
E assim também é nos negócios, cada processo deve estar alinhado com objetivo final e para isso, criar padronização através de manuais de procedimentos claros e acessíveis é uma maneira de obter qualidade e eficiência.
Para isso, devemos identificar quais são os processos mais importantes para o funcionamento dos negócios, tais como produção, atendimento ao cliente, logística ou outros.
Como esses processos mapeados, é hora de definir a maneira como eles devem ser executados, ou seja a padronização, para que atuem de maneira eficiente, evitando desperdício de tempo e dinheiro.
Se identificar que determinado processo não contribui da maneira mais eficiente possível, busque melhoria, se for o caso, simplifique ou elimine tarefas desnecessárias a fim de otimizar o fluxo de trabalho.
Para identificar se os processos são eficientes, estabeleça indicadores de desempenho, os chamados KPIs (keys Performance Indicators).
Os KPIs, são métricas que permitem aos negócios avaliar a eficácia das suas ações e estratégias para atingir os seus objetivos. Por exemplo, para saber se o processo de vendas é eficiente, estabeleça um indicador baseado no cumprimento das metas de vendas.
Se for acompanhar a área financeira, crie um indicador para, por exemplo, medir o percentual de inadimplência.
Quando os negócios possuem seus processos bem azeitados, pode aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, minimizar erros e garantir a consistência na entrega de produtos e serviços.
O próximo assunto é mais que uma estratégia é quase um mantra para os empreendedores, que é:
Definir um Pró-Labore
Definir um pró-labore significa estabelecer uma remuneração fixa para o empreendedor, independentemente dos resultados imediatos do negócio. Isso não só traz mais organização e clareza para as finanças empresariais como também promove a saúde financeira do próprio empreendedor.
Ao definir um valor pré-estabelecido como salário, o empreendedor evita a mistura de despesas pessoais com as do negócio, o que muitas vezes leva ao caos e descontrole financeiro, sendo um dos principais motivos para o encerramento das atividades de uma empresa.
Para isso, identifique seu custo de vida, as necessidades básicas e calcule um valor razoável de pró-labore, que seja possível do negócio pagar mensalmente.
Tudo o mais que o empreendedor necessitar, deve vir de uma parte dos lucros do negócio que será auferido ao final do ano. Digo uma parte do lucro, porque a outra parte deve ser utilizada para reinvestimento e para geração da chamada reserva financeira que vou explicar na próxima estratégia.
Crie uma Reserva Financeira
Ter uma reserva financeira é como criar um porto seguro para o seu negócio em tempos de tempestade.
Imprevistos acontecem, isso é uma realidade inescapável do mundo dos negócios e vimos isso recentemente. E quando essas situações ocorrem, ter uma reserva financeira pode ser a diferença entre a continuidade do negócio e o encerramento de suas atividades.
Para criar essa reserva, comece analisando seus gastos fixos e variáveis mensais. Recomenda-se que a reserva financeira cubra entre três a seis meses de gastos operacionais. Isso oferece uma margem de segurança confortável.
Para ir montando a reserva, os negócios podem determinar um percentual do lucro anual que será destinado exclusivamente para fim. Esse montante deve ser colocado em uma conta corrente separada da conta operacional do negócio, garantindo que não seja utilizado para o dia a dia.
O ideal é revisar essa reserva periodicamente para garantir que ela se mantenha adequada às necessidades atuais do negócio, especialmente se houver crescimento ou mudanças significativas nas operações.
Leia Também: TRANSFORME A GESTÃO FINANCEIRA DOS NEGÓCIOS COM O GRANATUM
Resumidamente, neste artigo apresentei essas 5 estratégias de gestão que podem ser aplicadas a qualquer negócio, independente do tamanho, do ramo de atividade ou da tipo:
- Cuidar da gestão financeira, implantando controles financeiros e realizando o planejamento financeiro com a utilização do orçamento empresarial;
- Cuidar dos colaboradores, fazendo com que se sintam recompensadas em trabalhar e oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Otimizar processos, através de tarefas mais racionais e que possam ter o desempenho medido através de indicadores de performance.
- Definir o pró-labore, como forma de preservar o caixa do negócio contra retiradas indiscriminadas dos empreendedores ao mesmo tempo que proporciona um planejamento financeiro pessoal ao empreendedor.
- Criar uma reserva financeira de emergência para socorrer os negócios em momentos difíceis, para aproveitar alguma oportunidade ou para fazer um investimento.
Aplicar essas estratégias pode fazer uma diferença incrível nos negócios, mas a chave é a consistência!
Implementar as mudanças é apenas o começo, manter a disciplina e ajustar conforme necessário é o que realmente trará resultados.
Além disso, outro aspecto que não pode ser desprezado é o conhecimento sobre as finanças dos negócios!
Saber como implantar controles financeiros, realizar um planejamento financeiro, criar orçamentos ou gerencial o fluxo de caixa, são habilidades que empreendedores ou gestores precisam possuir para uma administração profissional dos negócios.
Para adquirir esses conhecimentos e desenvolver habilidades na área financeira das empresas, você pode contar com os cursos e treinamentos online da Treina Mais, acesse o site e conheça mais.
0 Comentários