6 ESTRATEGIAS CUIDAR MELHOR do DINHEIRO do NEGOCIO 1

Sabemos que o dinheiro é a força vital de um negócio e, por esse motivo, devemos gerenciá-lo de maneira eficiente, por isso, trago 6 estratégias financeiras para cuidar do dinheiro do negócio, que devemos implementar hoje mesmo!

É como diz uma famosa citação financeira: 

“O que quebra um negócio não é a falta de dinheiro, mas a falta de fluxo de caixa.”

É aí que reside o verdadeiro desafio.

Porque o segredo do sucesso nos negócios não se resume apenas à quantidade de dinheiro que se ganha, mas sim, à maneira como esse dinheiro é gasto.

Por isso, hoje trago estratégias que ajudarão os negócios na busca de uma saúde financeira condizente com os seus objetivos.

1. Gestão Financeira

A gestão financeira é fundamental para qualquer negócio, pois possibilita o controle sobre o dinheiro que entra e sai da empresa. Sem uma boa gestão financeira, mesmo os negócios mais promissores podem enfrentar dificuldades devido a problemas de fluxo de caixa, principalmente por gastos excessivos.

É através do controle rigoroso que as empresas conseguem pagar suas despesas, investir em crescimento e garantir a sustentabilidade a longo prazo.

E um dos principais benefícios de uma gestão financeira eficaz é a capacidade de proporcionar aos empreendedores ou gestores a tomada de decisões baseadas nos números financeiros do negócio.

Com uma visão clara das finanças é possível cortar custos, otimizar despesas e reinvestir recursos para obter mais retorno.

Além disso, a gestão financeira ajuda a prever necessidades futuras de capital e a planejar com antecedência, evitando surpresas desagradáveis e crises financeiras. Também fornece indicadores de desempenho para monitorar a saúde financeira do negócio.

Agora que expliquei rapidamente a importância da gestão financeira para a manter o controle do dinheiro que entra e sai, vamos conhecer as estratégias que podemos aplicar para melhorar o gerenciamento do dinheiro dentro do negócio.

Leia Também: 5 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO ESSENCIAIS PARA OS NEGÓCIOS

2. Estabelecer um Orçamento Empresarial

O orçamento empresarial é uma ferramenta que ajuda os negócios a planejar e controlar as finanças de forma organizada.

Ao estabelecer um orçamento empresarial detalhado, os negócios conseguem ter uma visão clara de quanto dinheiro pode entrar e sair e assim pode tomar decisões que possibilitem manter o equilíbrio entre as receitas e despesas.

Por exemplo, imagine que você tenha um pequeno comércio e, que no orçamento você listou:

Vendas Mensais: $ 15.000

Impostos (8%) ($ 1.200) – Simples Nacional

Mercadorias: ($ 5.000)

Despesas Fixas: ($ 5.000) – (como aluguel, água, luz, telefone, internet, materiais de escritório e outras)

Lucro: $ 3.800

Veja que se tudo acontecer como o orçado, o negócio terá um lucro de 3.800 reais. Esse é um simples exemplo de como o orçamento empresarial ajuda os negócios a projetarem suas ações em busca de resultados melhores.

Com os gastos orçados, você mergulha na próxima estratégia para melhor gerenciar o dinheiro, que é 

3. Acompanhamento dos Gastos

Acompanhar os gastos, significa fazer toda semana um levantamento detalhado de para onde está indo o dinheiro do negócio, comparando com que havia sido orçado. É somente através deste acompanhamento que o empreendedor e/ou gestor poderá ter certeza que o dinheiro está sendo bem gasto.

Acompanhar os gastos é similar a fazer o levantamento dos gastos para realizar o orçamento, só que desta vez, temos um parâmetro de gasto a seguir, que são os números do orçamento.

Se você identificar que determinados gastos estão ultrapassando o previsto, isso lhe dará a chance de tomar medidas corretivas imediatas. 

Por exemplo, se algum dos gastos que falei antes estiver aumentando além do planejado, você pode reavaliar suas estratégias, buscar outras alternativas e até mesmo negociar preços mais favoráveis.

Para acompanhar de perto os gastos existem diferentes maneiras de fazer isso, seja utilizando planilhas ou aplicativos financeiros como o granatum ou bling. Mas o que você não pode deixar de fazer é acompanhar e adotar medidas para colocar os gastos no rumo.

Ao acompanharmos os gastos, a próxima estratégia torna-se muito útil para gerenciar melhor o dinheiro.

4. Negociar os Prazos de Pagamento com os Fornecedores

E por que isso é tão importante?

Simples, por que se o negócio consegue comprar com prazos maiores do que vende, consegue manter dinheiro no caixa para ir pagando as contas.

Continuando com o exemplo do pequeno comércio, vamos dizer que ele precisa pagar os fornecedores após 10 dias da entrega das mercadorias. E que concede prazo de 30 dias para seus clientes pagarem pelas compras. Considerando que as vendas são realizadas assim que chegam as mercadorias. Desta forma cria um descompasso de 20 dias no caixa, fazendo com que você tenha necessidade de recursos adicionais, o chamado capital de giro, para pagar, antes mesmo de receber dos clientes.

COMPRAS ——————— 10 DIAS (pagamento)

VENDAS ————————————————————— 30 DIAS (recebimento)

NECESSIDADE                        ————————————— 20 DIAS (capital de giro)

Vamos supor que ao buscar a renegociação de prazo com os fornecedores, você consegue um prazo de 20 dias para pagamento. Apesar de ainda não cobrir todo o ciclo de 30 dias que seus clientes levam para pagar, já reduz significativamente a pressão sobre seu fluxo de caixa.

COMPRAS ——————— 10 DIAS (pagamento)

VENDAS ———————————————– 20 DIAS (recebimento)

NECESSIDADE                        ———————– 10 DIAS (capital de giro)

Leia Também: Os 8 desafios da gestão financeira nos NEGÓCIOS

5. Implementar um Sistema de Contas a Receber Eficiente

Para cuidar bem do dinheiro, cuidar dos gastos é uma das maneiras, mas não podemos deixar de lado as contas a receber.

Em termos simples, contas a receber são os valores que seus clientes devem a você por produtos ou serviços que já foram entregues. Esse é o dinheiro que deve entrar no futuro próximo. 

Ter um sistema eficiente para gerenciar e garantir que realmente este dinheiro entre é estratégico para manter o um fluxo de caixa saudável e garantir que o negócio tenha os fundos necessários para operar seu negócio.

O QUE QUER DIZER TER UM SISTEMAS DE CONTAS A RECEBER EFICIENTE?

É emitir em tempo hábil de envio todos os documentos que comprovem aquele recebimento para evitar atrasos no recebimento e fazer o acompanhamento da cobrança até que ele se torne dinheiro no caixa.

Para isso, caso venda à prazo é necessário instituir que o cartão de crédito é o principal meio de venda a prazo.

Na ausência ou na impossibilidade de utilizar o cartão de crédito para vendas a prazo, é necessário dotar a área financeira de profissionais que possam buscar o recebimento, seja enviando os documentos necessários para o recebimento, seja efetuando a cobrança quando vencido.

Por exemplo, vejo muitas empresas, que trabalham com serviços recorrentes em boleto bancário, que precisam ter uma área de contas a receber com profissionais de cobrança para garantir que os recebimentos ocorram dentro do vencimento e para diminuir o prazo de inadimplência dos clientes.

Como já disse em outros vídeos, NÃO ADIANTA VENDER E NÃO RECEBER!

E é aí que implementar um sistema eficiente de contas a receber, que envolva somente vendas com cartão de crédito ou pessoal qualificado para fazer o recebimento de atrasados pode melhorar a gestão do dinheiro do negócio.

Não tem como falar sobre melhorar o gerenciamento do dinheiro sem falar sobre:

6. Fluxo de Caixa

Basicamente, o fluxo de caixa é o movimento de dinheiro para dentro e fora do negócio em um determinado período. Ele representa todos os recebimentos e todos os pagamentos, como salários, contas de fornecedores, impostos, entre outros.

Quando monitoramos o fluxo de caixa, acompanhamos a quantidade de dinheiro disponível ou não (seja já recebida ou a receber) no caixa e nos bancos, e como este dinheiro poderá ser utilizado para pagar as despesas.

Isso é fundamental para assegurar que o negócio possua liquidez suficiente para honrar as obrigações de curto prazo.

E para isso trabalhar com fluxo de caixa futuro ou projetado é uma maneira de antecipar possíveis déficits buscando resolver com antecedência.

Para ilustrar, vamos imaginar que você possui uma empresa de eventos. 

Durante a alta temporada, você tem um volume significativo de recebimentos. Mas na baixa temporada, o fluxo de caixa é bem menor, ou seja, entradas mais escassas e gastos fixos praticamente no mesmo nível.

Através de uma previsão de fluxo de caixa, você percebe que precisará reservar uma parte dos recebimentos da alta temporada para cobrir despesas na baixa temporada. Isso evita pegar empréstimos desnecessários e ajuda a manter as finanças do negócio saudáveis o ano inteiro.

Agora uma estratégia adicional para os empreendedores que não se sentem confortáveis com as finanças do negócio e ainda tem dúvida sobre as melhores decisões a tomar é buscar o apoio de um 

Gestor Financeiro Empresarial

O gestor financeiro empresarial é um profissional experiente na área financeira de empresas que na maioria das vezes já trilhou o caminho que o empreendedor está trilhando e possui capacidade para orientá-lo sobre as melhores ações para o gerenciamento do dinheiro.

Buscar o apoio de um gestor financeiro empresarial é um investimento inteligente e estratégico para o sucesso do seu negócio. Ele pode ajudá-lo a lidar com os desafios financeiros do dia a dia, trazer conhecimentos especializados e orientação pertinentes para cada caso.

Leia Também: OS 3 TIPOS DE LUCRO NAS EMPRESAS

Lembrando que trouxe as seguintes informações nesse artigo:

– A importância de estabelecer um orçamento empresarial detalhado e como ele é a base para qualquer decisão sobre a utilização do dinheiro dentro dos negócios.

– A importância do acompanhamento dos gastos, destacando como monitorar os gastos semana a semana pode evitar surpresas desagradáveis e manter a empresa no caminho certo.

– A relevância de negociar prazos de pagamento com fornecedores, aumentando o capital de giro e evitando apertos no fluxo de caixa.

– Implementação de um sistema de contas a receber eficiente, para garantir que o dinheiro chegue ao caixa corretamente e dentro do prazo.

– A importância crítica do fluxo de caixa, entendendo a movimentação de dinheiro no seu negócio e como prever e se planejar para diferentes cenários.

Por fim, destaquei a importância de buscar o apoio de um gestor financeiro empresarial para trazer expertise e orientação, ajudando a tomar as melhores decisões sobre o gerenciamento do dinheiro.

Essas estratégias são essenciais para assegurar uma saúde financeira robusta e sustentável, permitindo que o negócio cresça e prospere no longo prazo.

E, lembre-se para que a gestão financeira seja feita de maneira profissional nos negócios, empreendedores, gestores e profissionais, devem buscar qualificação nessa área. E para isso, pode contar com os cursos e treinamentos online da Treina Mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile